Precarização

Poupatempo de Sorocaba vai ser terceirizado

Estado vai copiar modelo já existente em outros postos; previsão é inaugurar até dezembro

Agência Bom Dia - Fernando Zanelato

O Poupatempo de Sorocaba será terceirizado pelo Estado. A informação foi dada nesta segunda-feira pelo secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro, ao BOM DIA.

O modelo já funciona em Bauru e será usado em todos os novos postos previstos para ser inaugurados ainda este ano.

O conceito é o mesmo da PPP (Parceria Público Privada). O gerenciamento do Poupatempo continua com o Estado, que paga para a empresa vencedora de uma licitação pelos serviços realizados.

Além disso o investimento na infraestrutura é todo feito pela terceirizada, que tem o direito de exploração por determinado período de tempo.

“A experiência feita em Bauru é extremamente bem sucedida. O modelo antigo já foi absolutamente abandonado, não há interesse do Estado em continuar com aquele modelo e todo o programa de expansão será feito em cima do modelo de Bauru, além do que provavelmente os postos antigos também deverão vir para o mesmo modelo”, disse.

A previsão é que o Poupatempo de Sorocaba seja inaugurado até dezembro deste ano. O atraso ocorreu, segundo o secretário, por conta de problemas com o TCE (Tribunal de Contas do Estado), como já havia revelado o ex-governador José Serra (PSDB), hoje pré-candidato à Presidência, em entrevista exclusiva ao BOM DIA em fevereiro.

O TCE reclamou do modelo da licitação, o que obrigou o governo a reformar os editais.
A meta lançada em 2007 era inaugurar 21 novos postos ao longo dos quatro anos do governo Serra, mas só seis saíram do papel. Segundo Marcos Monteiro, a previsão é abrir outros 12 até o final do ano.

“Nós caminhamos com 12 postos novos. Todos já foram licitados e estão em fase de contratação de serviços”, garante.

Além de Sorocaba, há promessa para inaugurar Poupatempo em Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba, Caraguatatuba, Tatuí, Botucatu, Cotia, Mogi das Cruzes, além de mais dois na Capital.

Fonte: Bom Dia

governo Serra PSDB Tucanos