CNM/CUT

Plenária dos metalúrgicos reafirma necessidade da unidade de classe

Atividade começou na manhã de quarta-feira, dia 29, na sede da CNM/CUT, e reúne sindicalistas de todo o país

Imprensa CNM/CUT
CNM/CUT
Primeira mesa de debates da plenária estatutária da CNM/CUT fez uma análise da conjuntura nacional e internacional

Teve início na manhã de quarta-feira, dia 28, a Plenária Estatutária da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), que reúne, em São Bernardo do Campo (SP), mais de 120 sindicalistas, representando trabalhadores do ramo de todo o país.

O tema da Plenária, que termina na quinta, 29, é “Em defesa da democracia, nenhum direito a menos” e, ao longo dos dois dias, os participantes vão discutir a política industrial, fazer um balanço dos dois primeiros anos de mandato da atual direção da Confederação e atualizar o plano de lutas da entidade para os próximos anos.

Depois do ato de abertura e uma dinâmica de apresentação das bandeiras dos sindicatos filiados, teve início o primeiro painel, de análise da conjuntura nacional e internacional.

Falando sobre a conjuntura internacional, o secretário para a América Latina da IndustriALL Global Union, Marino Vani, destacou a escalada de ataques aos direitos trabalhistas e sindicais particularmente nos países do continente latino-americano e a crescente precarização das condições de trabalho com a globalização da produção das grandes indústrias transnacionais. “É preciso confrontar o capital global e fortalecer as organizações sindicais, globalizando nossas ações”, reforçou.

A IndustriALL é a federação internacional dos trabalhadores na indústria e representa mais de 50 milhões de operários, da base de 600 entidades sindicais em todo o mundo. O secretário geral da entidade, o brasileiro Valter Sanches, não pode comparecer à Plenária, mas enviou um vídeo saudando os participantes e destacando a necessidade dos trabalhadores brasileiros resistirem ao golpe contra seus direitos e a democracia.

CNM confederação cut estatutária industrial luta metalúrgico plenária Política