Busca
Campanha Salarial

Perdas salariais dos metalúrgicos acumulam 9,62% em 12 meses

A inflação medida pelo INPC/IBGE fechou o mês de agosto em 0,31%. Com isso, as perdas salariais dos metalúrgicos ligados FEM-CUT/SP foram calculadas em 9,62% nos últimos 12 meses

Imprensa SMetal
Divulgação

Uma das principais reivindicações dos metalúrgicos da FEM é a reposição integral da inflação, mais aumento real

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE) fechou o mês de agosto em 0,31%. Com isso, as perdas salariais dos metalúrgicos ligados à Federação dos Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP) foram calculadas em 9,62% nos últimos 12 meses.

A categoria está em Campanha Salarial e a data-base é 1º de setembro. Uma das principais reivindicações dos metalúrgicos da FEM é a reposição integral da inflação, mais aumento real.

Outros eixos da campanha são: não à terceirização e à perda de direitos; estabilidade e geração de empregos; valorização dos pisos e jornada semanal de 40 horas. O tema deste ano é “Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos”.

Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, com o total das perdas com a inflação divulgado, as negociações com os grupos patronais dever ser intensificada.

“A FEM tem realizado rodadas de debates sobre as cláusulas econômicas e sociais com representantes dos patrões. Com a divulgação da inflação total dos últimos 12 meses, a Federação passa a ter um base concreta para negociar a reposição das perdas e aumento real, além das outras reivindicações”, afirma.

O INPC/IBGE referente a agosto foi divulgado na manhã desta sexta-feira, dia 9, e o cálculo da inflação acumulada foi realizado pelo Dieese/Subseção Metalúrgicos Sorocaba.

Negociação

A FEM representa 13 sindicatos metalúrgicos do Estado, entre ele o SMetal Sorocaba, e negocia com seis grupos patronais: Grupo 2 (máquinas e eletrônicos); Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos); Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros); Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros); Estamparias e Fundições.

As montadoras de veículos têm negociado diretamente com os sindicatos das regiões onde estão instaladas.

tags
Acumulam aumento campanha cut Dieese fem IBGE inflação leandro Metalúrgicos perdas real salarial SMETAL soares
VEJA
TAMBÉM