Musicalização

Pequenos aprendem flauta doce e participam de coral em curso no SMetal

Crianças de 7 a 10 anos fazem parte de uma turma do curso de musicalização da Assec em parceria com o Sindicato; entidade também cede espaço para a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Nas aulas, as noções básicas de leitura musical como tom e ritmo estão sendo ensinadas para as crianças

Os pequenos, de sete a dez anos, estão aprendendo os princípios e fundamentos da musicalização em um curso da Associação de Eventos Culturais (Assec) em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). São aulas de coral e flauta doce, que acontecem na sede aos sábados pela manhã.

Renato Antônio da Silva, 55, é o professor responsável pela turma. Ele é formado em flauta transversal e atua em Piedade e Sorocaba ministrando aulas para crianças desde o maternal. Nesta fase do curso, o musicista preparou algumas canções com os alunos para uma apresentação de final de ano da Assec.

Essa formação deve ir até o ano de 2023 e, além dos pequenos, pais e mães também acompanham as aulas. Renato diz que esse apoio é fundamental. “Às vezes as mães falam que as crianças amam música. Eu costumo dizer que toda criança ama a arte, mas por que a gente perde isso? Por falta de incentivo. Então, os responsáveis estão de parabéns por incentivarem os seus filhos”, comenta.

Flávia Pereira da Silva, 38, acompanha Miguel, 8, nos ensaios do curso. A história dessa família foi profundamente mudada pela musicalização. Ainda muito novo, o menino foi diagnosticado com tricotilomania – uma doença que faz com que o paciente tenha pensamentos impulsivos de arrancar pelos do corpo, cabelo e/ou sobrancelhas. Foi por meio da introdução à música que Flávia viu melhorias significativas no filho.

“Ele está amando. A música teve um efeito terapêutico nele e nunca mais teve queda de cabelos. Eu, como mãe, quero que ele continue aprendendo”, relata. Miguel é uma criança, à primeira vista, tímida, mas cheia de sonhos e personalidade. Ele também quer se arriscar em outras profissões. “Eu quero ser arquiteto porque gosto muito de desenhar”, conta.

Pequenos aprendem flauta doce e participam de coral em curso no SMetal

Já Mariana, 7, quer mesmo é mergulhar no universo da arte. Ela diz que desde pequena gostava de um tipo de música que classifica como “agitada”. Por essa inclinação musical, quer aprender a tocar bateria e seguir profissionalmente na área. “Eu tenho uma lista de várias coisas que eu quero ser, mas a principal é artista”, diz.

O pai, Éder Segal, 40, confirma a versão da filha. “Em casa ela canta, dança, faz artesanato. Essa menina é uma artista. Desde a barriga a gente colocava músicas para ela ouvir e parece que já foi um incentivo”.

Mudanças de comportamento também foram observadas nas crianças. Os responsáveis relatam mais disciplina, foco e criatividade dentro de casa. É o caso de Caique, 7, que está tendo o primeiro contato com a música. “O coral e a aula de flauta trouxeram muito conhecimento para ele. Nós vemos a dedicação dele como um despertar. Está disciplinado e dedicado”, diz Karen dos Santos, 37, mãe do aluno.

Na sala de aula, as crianças se divertem enquanto aprendem as principais técnicas da flauta doce e do canto de coral. “Eu costumo dizer que a vida não basta sem arte, porque ela está presente em toda nossa vida”, finaliza o professor Renato.

Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba

A parceria entre SMetal e Assec começou com a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, quando o Sindicato dos Metalúrgicos passou a ceder o espaço do salão para que os músicos pudessem ensaiar aos finais de semana. Depois do sucesso dessa junção, as entidades se juntaram para pensar em ampliar esses cursos.

Denis Vieira, diretor artístico e pedagógico, que também é condutor da Orquestra, fala sobre o compromisso social das entidades. “É algo muito relevante para nós encontrarmos outras instituições tão comprometidas quanto nós [Assesc] com a questão social e cultural da nossa cidade e da região. Então essa parceria é ótima”, diz.

Leandro Soares, presidente do SMetal, recorda que esse fortalecimento social vem do conceito de Sindicato Cidadão. “É prerrogativa do Sindicato dos Metalúrgicos apoiar iniciativas de promoção cultural em nossa cidade. As portas do SMetal sempre estarão abertas para arte. Isso vai desde os anos 90, com o surgimento do Sindicato Cidadão, até os dias atuais”, explica.

Possíveis aberturas futuras de turmas e/ou outras modalidades serão sempre atualizadas no Portal SMetal. Fique de olho!

Arte Assec aulas coral crianças curso flauta doce musicalização orquestra filarmônica jovem de sorocaba