VEM AÍ

O SMetal quer ouvir você: Pesquisa analisará mudanças na categoria

Ainda neste mês, o SMetal lançará uma pesquisa para ouvir todos os (as) trabalhadores (as), do administrativo ao chão da fábrica, associados ou não, que dará base para a construção de novas formas de atuação do Sindicato.

Para uma nova categoria, um novo Sindicato!

Diversos modelos de produção foram implantados no mundo do trabalho do século 20 para cá. A categoria metalúrgica já passou por transformações consideráveis, desde a conquista por uma jornada menos penosa, até a incorporação de processos a partir das novas tecnologias.

Mas em cada fábrica há uma realidade diferente. E não são somente as mudanças das técnicas de produção que afetam a vida do trabalhador, mas as recentes reformas, como a Trabalhista, que liberou a terceirização, e o contrato intermitente, além da crise social e econômica, que coloca 14 milhões de brasileiros no maior índice de desemprego do país.

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) entende que entre os avanços e retrocessos nos direitos e nas configurações das relações de trabalho há uma incessante luta por dignidade e respeito.

Para compreender as novas mudanças que atingem a categoria, o Sindicato lança, este mês, uma pesquisa voltada tanto para associados e não associados. O presidente do SMetal, Leandro Soares, explica que o objetivo é a de criar uma ferramenta para facilitar o recebimento de críticas, sugestões e de informações que possam auxiliar a luta por direitos e a construção de um Sindicato de acordo com essa nova realidade.

“Ouvimos os trabalhadores nas fábricas, temos nossa sede à disposição dos metalúrgicos e nossos canais de comunicação, tanto a Folha como as redes sociais, nas quais também recebemos denúncias e dúvidas. Mas a pesquisa, por ter toda uma metodologia, vai facilitar a compilação dos resultados, que nos auxiliarão na representação dessa importante categoria”, afirma Leandro.

Como participar?

• Em breve, a pesquisa será enviada para o smartphone dos associados e poderá ser respondida uma única vez, a partir da informação do CPF. A pesquisa é sigilosa, nenhuma informação do trabalhador ou da trabalhadora será divulgada;

• Na próxima semana, estará disponível no Portal SMetal um link para que qualquer trabalhador ou trabalhadora da categoria, associado ou não, possa cadastrar seu número de celular e CPF para receber a pesquisa;

• Nas fábricas onde há Comitê Sindical de Empresa (CSE) os dirigentes estarão à disposição para receberem os números de celulares de trabalhadores que gostariam de dar sua contribuição na pesquisa, respondendo pelo smartphone ou computador.

administrativo atuação categoria CPF metalúrgico mudanças pesquisa quer sindicato SMETAL