Conquista

NAL do Brasil: acordo garante aumento de 127% no PPR em dois anos

Para 2022, o crescimento no valor do Programa será de 59% e, em 2023, de 43% em relação ao ano anterior; em assembleias nesta quinta, dia 7, os metalúrgicos da autopeça aprovaram ainda reajuste de quase 30% no vale-alimentação

Foguinho/Imprensa SMetal
A assembleia de PPR com os trabalhadores do primeiro e segundo turno da NAL do Brasil aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 7, na porta da fábrica

Em assembleias realizadas nesta quinta-feira, dia 7, na porta da fábrica, os trabalhadores da autopeça NAL do Brasil, em Sorocaba, aprovaram o acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) por dois anos, referente a 2022 e 2023, além de reajuste no vale-alimentação. Ao todo, o crescimento garantido pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) nas negociações foi de 127% no PPR e 28,57% no VA.

Somente para 2022, o aumento no Programa é de 59% em comparação ao ano anterior. O pagamento será em duas parcelas: a antecipação será paga ainda em julho e a segunda, após a aferição das metas, em dezembro de 2022.

Já o PPR 2023 terá aumento de 43% em comparação ao deste ano, com pagamento previsto também para os meses de julho e dezembro. Funcionários temporários têm direito ao PPR proporcional ao tempo trabalhado, sendo a primeira parcela no mês da efetivação e a segunda, em dezembro.

Foguinho/Imprensa SMetal
O presidente interino do SMetal, Silvio Ferreira, é o novo negociador do SMetal com a autopeça NAL do Brasil

Durante a assembleia, que foi a primeira presencial desde 2020 devido à pandemia da Covid-19 e o falecimento de João Farani, ex-dirigente responsável pelas discussões com autopeça, o presidente interino do SMetal, Silvio Ferreira, destacou a melhoria na base do Programa como uma das principais conquistas nas negociações deste ano.

“A NAL do Brasil tem um valor de PPR abaixo do que temos nas demais empresas do segmento de autopeças na nossa região. Porém, é uma fábrica instalada em 2018 em Sorocaba e as negociações começaram somente em 2019. Em 2020, vieram as incertezas da pandemia e, mesmo assim, mantivemos o Programa. Neste ano, conseguimos dar um salto significativo com um acordo de dois anos que, somados, representam um crescimento de 127%”, enfatizou.

De acordo com Silvio Ferreira, para o Programa de 2023, o objetivo do Sindicato é abrir o processo de criação da Comissão de PPR, eleita pelos trabalhadores, que possa colaborar na construção de metas e indicadores. “Com a retomada das assembleias presenciais, voltamos a ficar mais próximos dos trabalhadores e damos o primeiro passo para que possamos construir a organização no local de trabalho e, assim, atender cada vez mais as expectativas dos trabalhadores”, assegurou.

Reajuste no vale-alimentação

O presidente interino do SMetal contou ainda que a pauta de reajuste do vale-alimentação foi inserida nas negociações para garantir aumento no benefício ainda em 2022 e com percentual maior do que a inflação da data-base, que é utilizada como parâmetro na maioria das discussões na categoria. O reajuste será de 28,57%, a partir de setembro, e representa mais que o dobro da inflação observada em 12 meses, de 11,90%.

“É um percentual significativo, só que na prática representa pouco nas prateleiras do supermercado diante dos preços exorbitantes dos alimentos. Por isso é uma construção diária e vamos retomar o debate para que, de forma gradativa, possamos alcançar melhorias e chegar a patamares de outras empresas da categoria”, reforçou.

A fábrica NAL do Brasil fica em Sorocaba, tem mais de 420 trabalhadores e pertence ao grupo japonês Koito, líder do mercado mundial na fabricação de faróis automotivos.

alimentação aumento Brasil conquista Ferreira metalúrgico nal plr PPR programa silvio vale