Política

Mulheres realizam manifestação na Câmara de Vereadores de Sorocaba

Ação alusiva ao Dia Internacional da Mulheres aconteceu na manhã desta terça-feira, 7; as dirigentes do SMetal, que integram o Coletivo de Mulheres da entidade, também participaram da ação

Mais de 30 mulheres do movimento “Mulheres pela democracia sem anistia. Por nossos direitos sem retrocesso e pela vida digna de todas as mulheres” ocuparam o plenário da Câmara de Vereadores de Sorocaba nesta terça-feira, 7. A ação foi alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado na quarta-feira, 8.

As dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que compõem o Coletivo de Mulheres da entidade, participaram da manifestação.

O primeiro expediente da sessão da Câmara desta terça foi presidido pela vereadora Iara Bernardi (PT), tendo como secretária do ato a vereadora Fernanda Garcia (Psol).

Iara destacou a baixa representação de vereadoras em Sorocaba que, desde a fundação, teve apenas oito mulheres parlamentares e agradeceu a presença das manifestantes.

“Agradeço imensamente a participação dessas mulheres hoje na Câmara, e as parabenizo pela garra de nos representarem e por lutarem diariamente por respeito, por espaços iguais e pela vida das mulheres. Juntas, nós podemos e somos mais”, disse a parlamentar.

As manifestantes também aproveitaram o espaço para ler um manifesto contra a violência política de gênero e a violência em geral sofridas pelas mulheres.

Durante sua fala, Márcia Viana, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/SP, precisou chamar atenção e pedir respeito aos vereadores, que insistiam em fazer pouco caso das vereadoras e das outras mulheres presentes no plenário.

“Viemos ocupar o plenário na Câmara para exigir respeito, democracia porque é um espaço onde acontece muita violência política de gênero contra nossas vereadoras. É pela democracia, justiça social e pela vida das mulheres”, enfatizou Márcia.

Câmara de Vereadores de Sorocaba dia internacional das mulheres Fernanda Garcia Iara Bernardi mulheres Sorocaba Vereadoras Sorocaba