Busca
40 horas

Mobilização da CUT nesta terça defende jornada menor

Central realiza atos públicos em diversas regiões do país nesta terça, dia 18, para defender a redução da jornada de trabalho; em Sorocaba haverá panfletagem

Imprensa Smetal Sorocaba

Projeto que reduz jornada de trabalho no Brasil tramita na Câmara há 14 anos

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e sindicatos filiados realizam amanhã, 18 de maio, mobilizações e paralisações em diversas regiões do BRasil para defender a aprovação do projeto que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

Em diferentes cidades e estados, os trabalhadores vão organizar paralisações parciais em empresas, atrasos na entrada dos turnos matutinos e mobilizações de rua. O objetivo é enviar ao Congresso Nacional, onde o projeto aguarda votação, o aviso de que a CUT vai continuar insistindo nessa mudança constitucional.

Sorocaba

Em Sorocaba, os sindicatos da CUT vão realizar uma panfletagem de manhã na região central da cidade. Os sindicalistas vão distribuir a publicação Jornal da CUT-SP, que contém os argumentos da central em defesa da redução.

A proposta de emenda constitucional (PEC 231/95) que trata da redução da jornada tramita na Câmara dos Deputados há 14 anos. Em 2009 foi aprovado um relatório favorável à redução. O relator foi o deputado federal Vicentinho (PT). Porém, devido à resistência de deputados ligados à bancada patronal, ainda não há data para a proposta ser votada em plenário.

Líderes dos partidos na Câmara vêm negociando uma proposta unificada nos últimos dias.

tags
40 horas jornada menor redução da jornada
VEJA
TAMBÉM