Busca
Greve

Metalúrgicos da Tecsis entram em greve por folgas aos sábados

Cerca de 4 mil metalúrgicos da Tecsis, fabricante de pás para energia eólica, em Sorocaba, estão em greve desde o último dia 7, para exigir folgas aos sábados

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa Smetal
A paralisação conta com a adesão das maiores unidades da Tecsis, como as plantas 1, 7, 9 (foto) e 10

A paralisação conta com a adesão das maiores unidades da Tecsis, como as plantas 1, 7, 9 (foto) e 10

Cerca de 4 mil metalúrgicos da Tecsis, fabricante de pás para energia eólica, em Sorocaba, estão em greve desde o último dia 7, para exigir folgas aos sábados. A Tecsis tem nove unidades em Sorocaba e quatro delas (as chamadas plantas 1, 7, 9 e 10) estão paradas. No total, a empresa conta com mais de 5 mil trabalhadores na cidade.

Atualmente os funcionários têm que trabalhar todos os sábado. Há meses a empresa emperra as negociações sobre um novo horário de trabalho que possibilite folgas nos finais de semana para todos os turnos.

A Tecsis acirrou o impasse ao envolver o sindicato dos químicos na reivindicação que vinha sendo liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

No final de 2011, a empresa comprometeu-se com os trabalhadores a implantar uma nova escala de trabalho no dia 17 de dezembro, com menos trabalho aos sábados. Mas a Tecsis não cumpriu a promessa.

Propostas rejeitadas

Na última sexta-feira, dia 6, a empresa apresentou três propostas de horários, mas uma delas mantinha os horários atuais de trabalho e as outras duas não atendiam as reivindicações dos funcionários. As propostas foram rejeitadas em assembleias sindicais no final de semana, dando início à greve.

“A direção da Tecsis sabia muito bem que o grau de insatisfação na empresa é alto, devido aos turnos nos finais de semana e outros problemas internos. Mesmo assim ela se recusa a negociar seriamente e faz propostas provocativas. A greve, então, foi natural”, afirma Valdeci Henrique da Silva, secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos.

Desde sábado

A paralisação nas plantas 7, 9 e 10 começaram no sábado, enquanto os trabalhadores da planta 1 aderiram ao movimento nesta terça-feira, dia 10. Juntas, essas quatro plantam empregam 4 mil metalúrgicos. As demais cinco unidades da Tecsis empregam aproximadamente 1,3 mil trabalhadores.

Até o final da tarde de hoje (dia 10) a empresa não havia entrado em contato com o Sindicato dos Metalúrgicos para restabelecer negociações.

Segundo Valdeci, as assembleias de mobilização vão continuar hoje a noite, no terceiro turno. Amanhã, dia 11, novas assembleias decisivas serão realizadas em várias unidades da empresa. “Nossa expectativa é que a Tecsis resolva, ainda hoje (terça), respeitar os trabalhadores e a representação sindical metalúrgicas, apresentando proposta de folgas aos sábados”, afirma o sindicalista.

tags
folga aos sábados greve Tecsis
VEJA
TAMBÉM