Tecsis

Imprensa Smetal Sorocaba
Foguinho/Imprensa Smetal/Arquivo
O acidente aconteceu na Planta 9 da Tecsis, na zona industrial de Sorocaba

Um acidente de trabalho na madrugada de hoje, quarta, dia 23, na empresa Tecsis, em Sorocaba, matou o metalúrgico Aparecido Moiséis Guimarães, do setor de Acabamento.

O acidente aconteceu na unidade 9 da Tecsis, que fica na avenida Jerome Case, na zona industrial de Sorocaba. Por volta das 3 horas da madrugada, uma peça de aproximadamente 1 tonelada, presa a uma trave com rodas e transportada por uma empilhadeira, tombou sobre Aparecido.

O trabalhador foi socorrido pelo Resgate Municipal e levado ao Hospital Regional. Mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu uma hora após dar entrada no Hospital.

Aparecido tinha 44 anos de idade e era líder de Corte e Furação e trabalhava na Tecsis desde 2001. Logo após o acidente, todos os trabalhadores daquela fábrica foram dispensados.

Sindicato foi barrado
As 5h da madrugada sindicalistas metalúrgicos estiveram na fábrica para tentar obter informações oficiais da empresa, mas foram barrados na portaria. Os dirigentes sindicais então chamaram a Polícia Militar e os policiais fizeram a primeira verificação do local do acidente.

A peça que atingiu o trabalhador, segundo informações de funcionários, tem forma de um anel, com cerca de 2 metros de diâmetro e pesa aproximadamente uma tonelada. Essa peça é acoplada nas pás eólicas que são o produto final da Tecsis. Cada pá mede de 30 a 50 metros de comprimento.

No final da tarde, a assessoria de imprensa das Tecsis enviou um comunicado oficial da empresa para o Sindicato. Veja a íntegra do comunicado no final desta matéria.

Risco era evidente
Segundo informações de colegas de trabalho da vítima, uma peça semelhante a que matou Aparecido já havia tombado na produção uma semana atrás. Porém, naquela ocasião, por sorte, não havia operários próximos à peça.

“Vários colegas vinham alertando à chefia que um acidente desses poderia ocorrer. A forma de transporte dessa peça era perigosa. Ouvi vários trabalhadores comentando: será que vai ter que acontecer uma tragédia para que a Tecsis tome providências?”, afirma um funcionário que pediu para não ser identificado.

Velório e sepultamento
Aparecido Moisés será velado em sua residência, no jardim Novo Horizonte, rua Pascoal Augusto Verlangieri, 241, na região norte de Sorocaba. O velório está previsto para ter início às 17h30 de hoje (23). O sepultamento será amanhã às 8h30, no Cemitério da Consolação.

A Tecsis emprega cerca de 4 mil trabalhadores em 9 fábricas, sendo 550 na planta 9.

Tecsis disponibiliza ônibus até cemitério

A Tecsis disponibilizará ônibus que levarão os empregados que quiserem ir ao enterro do Aparecido amanhã, dia 24. Os ônibus sairão às 7h30 das plantas 1, 9 e 7, do mesmo ponto em que diariamente é feito o embarque e desembarque na entrada e saída dos turnos.

LEIA INTEGRA DO COMUNICADO DA TECSIS SOBRE O ACIDENTE

Nota de Falecimento

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do colaborador Aparecido Moisés Guimarães, do setor de Acabamento, da Planta 9 da Tecsis. Aparecido tinha 44 anos, era Líder de Corte e Furação e trabalhava na empresa desde 2001.

Na madrugada de 23 de junho, Aparecido Guimarães, juntamente com mais dois colaboradores, acompanhava a movimentação de uma peça metálica, que acidentalmente tombou e o atingiu. Ele foi prontamente socorrido pelo serviço médico da empresa e também pelo resgate municipal. O colaborador foi encaminhado ao Hospital Regional onde deu entrada com vida, recebeu cuidados médicos, mas infelizmente veio a falecer.

Aparecido Guimarães era um ótimo colaborador, tinha experiência, era muito bem preparado, mas lamentavelmente, foi atingido no acidente. A empresa está tomando as providências necessárias para dar total suporte à família e promovendo uma investigação profunda e detalhada do ocorrido. Sua falta será sentida por todos os colegas.

Fernando Pretel
Executivo Sênior de Planejamento Tecsis