Busca
Metalúrgicos do ABC

Lula se reúne com trabalhadores do ABC em ato pela democracia

Em mais um ato em defesa da democracia, na noite desta segunda-feira, dia 4, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou o caráter golpista do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff (PT)

Imprensa SMetal
Ricardo Stukert/Instituto Lula

O ato aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e reuniu cerca de 5mil pessoas

Em mais um ato em defesa da democracia, na noite desta segunda-feira, dia 4, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou o caráter golpista do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), durante manifestação organizada pela Frente ABC Contra o Golpe, em São Bernardo do Campo.

Na atividade, que reuniu cerca de cinco mil pessoas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula falou sobre a atitude “irresponsável” de paralisar o país em nome de um projeto de poder.

“Se é verdade que o impeachment está na Constituição, também é verdade que só pode ser colocado quando há crime de responsabilidade e a Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade. Eles (golpistas) é que estão cometendo ao tentar chegar ao poder sem disputar eleição e sem respeitar o voto popular que elegeu a Dilma”, afirmou o ex-presidente.

Lula sugeriu ainda que os movimentos sindicais questionem de onde vêm os recursos utilizados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) para a campanha a favor do golpe.

“Paulo Skaf está fazendo campanha pública na Avenida Paulista e o movimento sindical precisa perguntar se aquele é dinheiro público do sistema ‘S’. O movimento sindical deve cobrar, porque sistema ‘S’ cobra 2,5% da folha de pagamento para se sustentar”, ressaltou.

Direitos trabalhistas

O presidente da CUT, Vagner Freitas, alertou que o golpe é contra os trabalhadores e os direitos trabalhistas conquistados nos últimos anos. “O que é importante é que vocês percebam que o golpe não é contra a Dilma, é contra nós”, alertou. “O que eles querem não é só derrubar o governo, é derrubar o 13º, é derrubar as férias remuneradas e tantos outros direitos”, completou Freitas.

tags
ato constituição democracia dilma rousseff direitos trabalhistas Lula Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
VEJA
TAMBÉM