Coronavirus

Kanjiko segue Toyota e trabalhadores voltam ao trabalho dia 22

Já a TT Steel, outra sistemista da Toyota, terá férias coletivas entre os dias 6 e 20 de abril, com o retorno das atividades previsto também para o dia 22; medida são para combater o coronavírus

Foguinho/Imprensa SMetal
No período, os funcionários da empresa receberão o salário normalmente

A empresa Kanjiko, sistemista da Toyota, anunciou que vai adiar o retorno das atividades para o dia 22 de abril. A medida foi negociada com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e tem o objetivo de prorrogar o isolamento social para conter a disseminação do coronavírus.

A empresa vai seguir o calendário da Toyota, que também volta apenas no dia 22 de abril. A partir da próxima segunda-feira, 6, os trabalhadores da Kanjiko entrarão em banco de dias. Nesse período, os funcionários da empresa receberão o salário normalmente e ficarão devendo os dias não trabalhados. O pagamento desses dias deve seguir o mesmo acordo fechado com montadora, ou seja, prazo de dois anos para ser pago.

O dirigente sindical João Farani explica que o Sindicato está aberto a negociar todas medidas para garantir a saúde dos trabalhadores. “Nosso papel é sempre proteger o trabalhador e, nesse sentido, buscamos negociar todas as alternativas possíveis, garantindo que ele não fique sem salário e benefícios”.

Férias coletivas Já outra sistemista da Toyota, a empresa TT Steel vai dar férias coletivas para os trabalhadores, a partir de 6 de abril. O retorno também está previsto para o dia 22.

Além de garantir acordos de férias coletivas, individuais e outras modalidades com dezenas de empresas do setor, o Sindicato dos Metalúrgicos tem cobrado medidas de prevenção à infecção do vírus e fiscalizando as mesmas, especialmente em fábricas que estão classificadas como serviços essenciais e não podem paralisar a produção.

Para denúncias e dúvidas, o trabalhador e trabalhadora da categoria pode entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, pelos telefones (15) 3334-5400 e (15) 99697-3915 (WhatsApp), ou online, pelo ‘Denuncie’, no Portal SMetal.

coronavirus Covid-19 férias coletivas Kanjiko Sorocaba toyota TT Steel