Busca
Tecnologia

Justiça do Rio manda operadoras bloquearem o Whatsapp em todo o país

Decisão é tomada pela quarta vez desde o ano passado; empresa se recusa a passar informações do aplicativo para colaborar com investigação policial

Rede Brasil Atual
Divulgação

O aplicativo deve voltar a funcionar após as operadoras de telefonia serem notificadas da decisão

São Paulo – A Justiça do Rio de Janeiro notificou as empresas de telefonia a bloquearem o aplicativo Whatsapp em todo o país. A decisão foi tomada depois de o Facebook, proprietário do aplicativo, descumprir decisão judicial que determinava o fornecimento de informações do aplicativo para uma investigação policial.

A operadoras de telefonia foram notificadas por volta de 11h30. O Facebook ainda não se manifestou sobre a decisão. Essa é a quarta vez que o aplicativo é suspenso no país. O primeiro bloqueio foi em fevereiro de 2015, por decisão de um juiz do Piauí, também pelo mesmo motivo, o fato de a empresa se negar a passar informações para uma investigação policial. O bloqueio voltou a ser determinado pela Justiça em dezembro de 2015.

No terceiro bloqueio, em 2 de maio deste ano, a Justiça de Sergipe determinou que o aplicativo ficasse fora do ar por 72 horas. Esse pedido fez parte de investigação criminal que em março deste ano prendeu o executivo do Facebook para a América Latina Diego Dzodan, que ficou por cerca de 24 h no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, em São Paulo.

Na decisão de hoje (19), a juíza Daniela Barbosa disse que a empresa foi notificada três vezes a colaborar com informações para investigação em Caxias, na Baixada Fluminense. A juíza também se irritou com um e-mail da empresa em inglês, em que eram alegadas dificuldades técnicas em cumprir a decisão. Para a juíza, isso mostrou que o país é tratado pelo Facebook como uma republiqueta, segundo informações da Globonews.

tags
Barbosa bloqueio Brasil daniela facebook investigaçao janeiro operadoras policial rio WhatsApp
VEJA
TAMBÉM