Busca
Tecsis

Justiça determina que a Tecsis é uma empresa química

A diretoria do Sindicato lamenta a decisão, mas vai respeitá-la

Imprensa SMetal
Foguinho
Sentença não determina data para mudança de enquadramento sindical, mas as negociações salariais com os metalúrgicos estão rompidas

Sentença não determina data para mudança de enquadramento sindical, mas as negociações salariais com os metalúrgicos estão rompidas

Foram mais de seis anos de batalha judicial e lutas sindicais, com muitas vitórias e conquistas dos metalúrgicos na Tecsis, mas agora a Justiça determinou que a empresa é do ramo químico e os trabalhadores, portanto, devem deixar de fazer parte da nossa categoria profissional.

A diretoria do Sindicato lamenta a decisão, mas vai respeitá-la. No entanto, ainda não há data para a sentença da juíza Maria Cristina Brizotti Zamuner, da 1ª Vara do Trabalho de Sorocaba, publicada no último dia 5 de outubro, entrar em vigor.

Devido à indefinição quando à data da mudança de enquadramento sindical, o departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos embargou a sentença. Somente após o julgamento do embargo será possível dizer a partir de quando os trabalhadores da Tecsis passarão a ser representados pelo Sindicato dos Químicos.

Sem negociação
Apesar dessa pendência em relação à data, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos não vê mais possibilidade de negociar a campanha salarial deste ano com a Tecsis. Para o Sindicato, se antes já era difícil negociar com a empresa, agora, com essa sentença, os patrões têm muitos mais argumentos para negar o diálogo.

A Tecsis tem cerca de 7 mil funcionários. A subseção do Dieese tem um estudo pronto que mostra um crescimento da categoria metalúrgica na região, que havia saltado de 46 mil para 50 mil trabalhadores nos últimos meses. O estudo seria divulgado nos próximos dias. Mas com a recente decisão da Justiça sobre a Tecsis, o número de metalúrgicos cai para 43 mil na região.

Nos próximos dias, o Sindicato dos Metalúrgicos irá distribuir um informativo aos trabalhadores da Tecsis com mais detalhes sobre a decisão judicial e sobre a situação dos sindicalizados metalúrgicos daquela empresa.

tags
química Tecsis
VEJA
TAMBÉM