Jornada de Mobilização: SMetal realiza assembleias em mais três empresas

Os trabalhadores da Dana, Heller e Index aprovaram disposição de luta por aumento real, acima dos 4,06% e renovação da CCT

Foguinho/Imprensa SMetal

Na Dana, os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a disposição de irem à luta.

Na Dana, empresa de sistemas de transmissão e propulsão eletrificada em Sorocaba, os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a disposição de irem à luta caso as negociações da Campanha Salarial 2023 não avancem nas bancadas patronais.

A assembleia de mobilização na metalúrgica aconteceu nos dias 10 e 11, na porta da empresa e contou com a participação do presidente do SMetal, Leandro Soares, e do diretor Antônio Welber Filho (Bizu), responsável pelas negociações na fábrica. Nas negociações da Campanha Salarial, a Dana é representada pela bancada patronal do Grupo 3.

Na assembleia, Leandro falou sobre o compromisso do Sindicato com a geração de empregos e, também, destacou sobre a importância do movimento sindical como instrumento de luta. “Estamos mobilizando e organizando os trabalhadores para que, caso seja necessário, ir para o enfrentamento e fazer, principalmente, com que as reivindicações da nossa categoria sejam atendidas pelos empresários”, afirma o presidente do SMetal.

Bizu, por sua vez, lembrou do resultado da assembleia geral realizada na sexta-feira, 6, em que a categoria decidiu que só aprova proposta com, no mínimo, 2% de aumento real nos salários e, caso as bancadas patronais não cheguem à reivindicação, o Sindicato vai negociar individualmente. “Estamos aguardamos o contato das bancadas patronais para que a gente possa dialogar e sair vitoriosos dentro dessa negociação”, disse.

Assembleia na Heller e Index

Foguinho/Imprensa SMetal

As empresas fazem parte do Grupo 2 que, até o momento, apresentou proposta de reajuste nos salários somente com base no INPC (de 4,06%), que foi reprovada.

A assembleia com os trabalhadores da Heller e Index aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 11. Nas negociações da Campanha Salarial, as empresas fazem parte do Grupo 2, de máquinas e equipamentos que, até o momento, apresentou proposta de reajuste nos salários somente com base no INPC (de 4,06%), que foi reprovada pela categoria.

“Estamos em um diálogo constante com as empresas para, se e quando for necessário negociar individualmente, consigamos uma proposta que atenda às reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica. Enquanto isso, seguimos em estado de greve, aguardando que o patronal avance nas discussões com a Federação”, enfatizou Bizu, diretor responsável pelas negociações com a Index e a Heller.

A Jornada de Assembleias de Mobilização do SMetal teve início em setembro e, até o momento, foram realizadas ações também nas seguintes empresas: Isal, Kubik, MG Fundição, Junior Flex, MCor, Schaeffler, Tamboré, TurnParts, PGG, Condex, Gestamp, ABB, Atlanta, Clarios e Metalac.

A FEM-CUT/SP negocia a Campanha Salarial para cerca de 190 mil trabalhadores no Estado de São Paulo. Ao todo, a categoria tem cerca de 211 mil metalúrgicos, contando os trabalhadores das montadoras.

campanha salarial 2023 Dana heller heller/index index mobilização