Grupo 3 e Fundição acompanham Grupo 2 e oferecem 10% de reajuste

Nesta terça, dia 20, cerca de 1,5 mil trabalhadores de 3 empresas de Sorocaba participaram das mobilizações

Foguinho/Imprensa SMetal
O dirigente sindical Joselito Mansinho durante assembleia na Jabil, em Sorocaba, no começo da tarde dessa terça-feira, 20

Em negociações realizadas ao longo desta terça-feira [20], em São Paulo, os representantes dos Grupos 3 e Fundição ofereceram 10% de reajuste salarial à categoria. O mesmo índice oferecido no dia anterior pelo Grupo 2.

O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT), Valmir Marques (Biro Biro),disse aos patrões que fará uma consulta aos sindicatos metalúrgicos filiados à entidade. “A decisão será dos nossos sindicatos”, disse Biro-Biro.

Portanto, até o momento não há nenhum acordo firmado.

Diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região que participaram das negociações [João Farani e Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho] deixaram claro aos patrões que esse índice não contempla os anseios da categoria.

Descontada a inflação de 7,4% medida pelo INPC, o índice oferecido pelos patrões garante apenas 2,42% de ganho real.

“A campanha salarial está avançando. Afinal as negociações começaram com os patrões não querendo falar em aumento real. Semanas depois, ofereceram cerca de 8%. Agora está em 10% e algumas fábricas melhorando as propostas. Acreditamos que se a categoria continuar unida podemos ter bons acordos”, diz Farani, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e secretário-geral da FEM /CUT.

Negociações por fábrica

Em algumas regiões do estado, como Itu e Taubaté, já estão sendo firmados acordos em torno de 12%. Também em Sorocaba, algumas fábricas também já acenaram com índices superiores a 10%, “mas é a mobilização da categoria que vai determinar o quanto ele [índice] será melhorado”, afirma Farani.

Nesta quarta-feira, dia 21, a diretoria do Sindicato vai se reunir para fazer um balanço das propostas feitas pelas empresas locais desde segunda-feira e, conforme o índice apresentado, vai levar a decisão para assembleias de trabalhadores.

Mobilizações em Sorocaba

Sem acordo, as mobilizações da categoria metalúrgica na região de Sorocaba devem se intensificar nos próximos dias.

Hoje, terça, dia 20, aproximadamente 1,5 mil trabalhadores de mais três empresas, todas instaladas na zona industrial de Sorocaba, participaram de assembleias de mobilizações da Campanha Salarial.

Os atos acorrem pela manhã e começo da tarde.

Os primeiros a se mobilizarem foram os trabalhadores da ZF Lemforder antes da entrada do primeiro turno. Em seguida, também na entrada do primeiro turno, foi a vez dos funcionários da Scherdel engrossarem a mobilização.

Os últimos a se mobilizarem nesta terça foram os metalúrgicos da Jabil, que participaram do ato na entrada do segundo turno.

Cada assembleia de mobilização, todas pacíficas, durou aproximadamente uma hora.

FEM/CUT e bancadas patronais

A FEM/CUT representa 14 sindicatos de metalúrgicos do estado, incluindo a região de Sorocaba. Essas entidades sindicais, por sua vez, representam 250 mil metalúrgicos, sendo 44 mil em Sorocaba e região.

A FEM negocia com sete bancadas patronais do setor metalúrgico. Confira os grupos:

– Montadoras (não tem em Sorocaba)
– Fundição
– Estamparia de metais;
– Grupo 2 (máquinas e eletrônicos
– Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)
– Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros)
– Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros).

Campanha Salarial fundição G2 G3 negociação