G2 fecha reajuste salarial de 9%; acordos já abrangem 90% da categoria

Fazem parte do Grupo 2 empresas como Clarios, CNH, Flextronics e Metso; até o momento, 39 mil metalúrgicos da base do SMetal fecharam a Campanha Salarial com pelo menos 9% de reajuste e renovação das cláusulas sociais

Imprensa SMetal / Produção Let's Film
A CNH produz tratores, equipamentos e máquinas agrícolas e faz parte do Grupo 2 nas negociações da Campanha Salarial

A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) fechou o acordo da Campanha Salarial 2022 com o Grupo 2, que abrange dois sindicatos patronais: Sindimaq (máquinas e equipamentos) e Sinaees (aparelhos elétricos e eletrônicos). O acordo garante 9% de reajuste, retroativo a 1º de setembro, e a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) até agosto de 2023.

Na base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o G2 abrange empresas como Clarios, CNH Case, Flextronics, Metso, entre outras, e concentra cerca de 33% da categoria.

Com o acordo fechado nesta sexta-feira, 14, mais de 90% da categoria metalúrgica em Sorocaba e região garantiu reajuste de pelo menos 9% (cerca de 39 mil trabalhadores), retroativo a 1º de setembro, e também a renovação das CCTs. Além do G2, a FEM-CUT/SP e os sindicatos filiados, entre eles o SMetal, já têm acordos com Grupo 3, Grupo 8.2, Grupo 8.3, Sindratar, Sindifupi, Siniem, Sifesp (Fundição) e Sindicel.

Para o presidente do SMetal, Leandro Soares, o resultado deve ser comemorado. “Como sempre, tivemos um período de negociações bastante difíceis e novamente enfrentamos as tentativas dos patrões em pagar o reajuste abaixo da inflação e até mesmo parcelado, além de das investidas para retirar direitos das Convenções Coletivas. Mas estivemos firmes para garantir os direitos e a valorização salarial”.

Leandro também destaca a importância da união dos trabalhadores. “A diretoria do SMetal esteve nas portas das fábricas e a mobilização dos metalúrgicos foi fundamental para dar forças nas negociações. Mais uma vez podemos celebrar uma Campanha Salarial vitoriosa, que esse resultado da nossa unidade e luta diária”.

O secretário-geral do Sindicato, Silvio Ferreira, explica que a direção do Sindicato vai pautar as fábricas da base para ampliar as conquistas da Campanha Salarial. “Como aconteceu no ano passado, nosso trabalho não acaba com o fechamento dos acordos. Onde tivermos margem, vamos buscar meios para ampliar a valorização dos metalúrgicos. Isso pode ser aumentado o valor do reajuste ou na melhoria de algum benefício. Nosso compromisso é buscar sempre mais para a categoria e vamos à luta nesse sentido. Podem sempre ter certeza que o Sindicato está à disposição para isso”.

Grupo 10 tem comunicado de greve

A FEM-CUT/SP protocolou na tarde desta segunda-feira, dia 10, o comunicado de greve nos sindicatos patronais que fazem parte do Grupo 10. Com o registro do documento, os Sindicatos de trabalhadores filiados, como o SMetal Sorocaba, podem deflagrar greve em empresas que se recusarem a avançar nas negociações da Campanha Salarial 2022. A lei prevê que a paralisação pode ocorrer 48 horas após o protocolo do comunicado.

Com a recusa do Grupo 10 em negociar com a FEM-CUT/SP, há cerca de um mês, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) tem procurado as empresas que pertencem à bancada patronal e negociam por fábrica. Até o momento, foram firmados acordos com 97 empresas na base do SMetal, beneficiando mais de 1700 trabalhadores com reajustes acima da inflação da data-base, que fechou em 8,83%, e renovação das cláusulas sociais.

acordo campanha coletiva conveção data-base fem grupo 2 reajuste salarial sindicato SMETAL Sorocaba