Busca
Lançamento

Frei Betto lança “Tom Vermelho do Verde” em evento no SMetal

Novo romance relata episódio do regime militar contra povos indígenas, além de abordar a temática e os reflexos para os dias atuais; evento acontece na sede do SMetal na segunda, 5, a partir das 19h

Imprensa SMetal
Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Frei Betto já esteve no SMetal em outras ocasiões falando sobre literatura, democracia e lutas sociais

Frei Betto já esteve no SMetal em outras ocasiões falando sobre literatura, democracia e lutas sociais

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebe na próxima segunda-feira, 5, o escritor, jornalista e ativista, Frei Betto, para o evento de lançamento de “Tom Vermelho do Verde”, seu novo romance. O encontro será gratuito e acontece a partir das 19h na sede do Sindicato.

Tom Vermelho do Verde é um romance histórico que relata episódio do regime militar contra povos indígenas, além de abordar os reflexos dessa problemática até os dias atuais. Autor de 73 livros, editados no Brasil e no exterior, Frei Betto nasceu em Belo Horizonte (MG). Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Entre as obras que se destacam, para além do mais novo “Tom Vermelho do Verde”, o frade dominicano escreveu Batismo de Sangue e A mosca azul.

Sobre o autor

Frei Betto ganhou, em 1982, o prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue (Rocco). Em 1982, foi eleito Intelectual do Ano pelos escritores filiados à União Brasileira de Escritores, que lhe deram o Prêmio Juca Pato por sua obra Fidel e a religião. Seu livro A noite em que Jesus nasceu (Editora Vozes) ganhou o prêmio de “Melhor Obra Infanto-Juvenil” de 1998, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2005, o júri da Câmara Brasileira do Livro premiou-o mais uma vez, agora na categoria Crônicas e Contos, pela obra Típicos Tipos – perfis literários (Editora A Girafa). Em 2011, seu romance policial Hotel Brasil (Rocco) ficou entre as dez obras finalistas do Prêmio Jabuti, no quinto lugar. Em 2012, seu romance Minas do Ouro (Rocco) ficou entre os finalistas do Prêmio Portugal Telecom.

Ainda na área cultural, foi assistente de direção de José Celso Martinez Corrêa no Teatro Oficina, na primeira montagem da peça de Oswald de Andrade, “O rei da vela” e crítico de teatro do jornal Folha da Tarde (1967/1968)

Foi coordenador da ANAMPOS (Articulação Nacional de Movimentos Populares e Sindicais), participou da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CMP (Central de Movimentos Populares). Prestou assessoria à Pastoral Operária do ABC (São Paulo), ao Instituto Cidadania (São Paulo) e às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Foi também consultor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em 2003 e 2004 atuou como Assessor Especial do Presidente da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero. Desde 2007 é membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. É sócio fundador do Programa Todos pela Educação.

tags
evento Frei Betto gratuito lançamento livro romance
VEJA
TAMBÉM