FEM garante prioridade para contratação de vacinados contra Covid

FEM/CUT-SP garantiu que a maioria dos patrões concordassem em priorizar a contratação de metalúrgicos vacinados a partir de 1º de janeiro de 2022; saiba como cada grupo se posicionou sobre o assunto

Fábio Rodrigues/Agência Brasil
Vacinas se mostram eficazes diminuindo casos e óbitos ao redor do mundo

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM/CUT-SP) conseguiu garantir um importante avanço no que diz respeito à Convenção Coletiva dos Trabalhadores (CCT) nesta Campanha Salarial. Em diversos grupos patronais, foi aprovada a cláusula, proposta pela Federação, que prevê prioridade na contração de metalúrgicos vacinados.

A maioria dos sindicatos patronais concordaram sobre o assunto. Os grupos que já aprovaram negociações, e estão de acordo com a cláusula da Covid-19, são: Grupo 3, Grupo 8.III, Siamfesp, Siescomet, Sidratar, Sifesp, Sindifupi, Sindicel e Sicetel. O Grupo 2 também sinalizou que concorda.

Para se ter uma noção, dos mais de 40 mil metalúrgicos que compõem a base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), as empresas que são representadas por esses nove grupos favoráveis, empregam, hoje, cerca de 82% dos trabalhadores da base.

Já o Grupo 10 (Aeroespacial) não concorda em assinar a cláusula.

No caso do Grupo 10 tradicional, correspondente a Fiesp e mais nove sindicatos, ainda não se chegou à resolução sobre a Campanha Salarial ou sobre a renovação das cláusulas sociais da CCT.

“No Brasil, chegamos a registrar mais de quatro mil mortes diárias em março. Hoje a média móvel de óbitos, para os últimos 7 dias, é de 500 pessoas. A vacina está fazendo efeito e, propor uma cláusula que incentiva a contratação de metalúrgicos imunizados, aumenta a segurança no ambiente de trabalho. Essa é uma grande vitória da categoria, como um todo!”, analisa Leandro Soares, presidente do SMetal.

Para Adilson Faustino (Carpinha), secretário de administração da FEM/CUT-SP, esse é o momento de lutar pela saúde e segurança dos companheiros. “Se há algum tempo atrás, no início desta pandemia, a gente se mobilizava para garantir renda e emprego, agora é hora de acrescentarmos à essa luta a preservação da vida. As vacinas têm sido nossa esperança, mais do que isso, têm sido a única saída que temos para voltar a uma vida ‘normal’. Dentro das fábricas, não deve ser diferente”, afirma.

O mecanismo prevê que, a partir de janeiro, as empresas deem prioridade para pessoas vacinadas nas contratações.

Vacinação

De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, há mais de 95 milhões de brasileiros totalmente imunizados. Esse número representa um percentual de 44,61% da população.

Em Sorocaba, 960.695 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na população, sendo 567.550 da primeira aplicação, 369.705 da segunda dose, 18.039 da dose única e 5.401 da terceira aplicação ou dose de reforço.

clausulas cláusulas sociais Federação Estadual dos Metalúrgicos FEM/CUT-SP Negociações Vacinação