Pressão

Faurecia: metalúrgicos reprovam proposta de reajuste no vale alimentação

A empresa, que fornece escapamentos para a Toyota, não oferece refeição nem desjejum e, por isso, os trabalhadores estão reivindicando um reajuste acima da inflação; assembleia aconteceu nesta quinta-feira, dia 14

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
O dirigente do SMetal esteve nesta quinta, dia 14, conversando com os trabalhadores da Faurecia

Os metalúrgicos da Faurecia, sistemista da Toyota, rejeitaram a proposta de reajuste do vale alimentação da empresa, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14. Ficou decidido ainda que se a empresa não apresentar uma nova proposta até o início da próxima semana, haverá protesto na porta da fábrica e, posteriormente, paralisação.

Segundo o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), em 2020, devido à pandemia da Covid-19, os trabalhadores não tiveram reajuste no benefício. “Além disso, a empresa não oferece refeição nem desjejum, o que acaba pesando muito no bolso dos funcionários diante da alta inflação que estamos vivendo”, explica.

A empresa fornece escapamentos para a Toyota e, inclusive, está em processo de contratação de mais funcionários para a abertura do terceiro turno, que vai atender à demanda da montadora. “Diante desse cenário, nada mais justo que os metalúrgicos sejam valorizados com um vale alimentação condizente com a realidade deles, que têm um gasto mensal muito além dos 10,50% oferecido pela empresa” enfatiza.

O Sindicato vai procurar os representantes da Faurecia novamente ainda nesta quinta-feira, 14, para informar a decisão tomada junto aos trabalhadores e aguardar uma nova proposta. “O aviso de greve já foi protocolado, mas esperamos resolver esse impasse com diálogo e chegar a um acordo que atenda as reivindicações dos trabalhadores o mais breve possível”, assegura.

A Faurecia fica na nova Zona Industrial de Sorocaba e tem 7 trabalhadores

alimentação Faurecia negociação reajuste sistemista SMETAL Sorocaba vale