Busca
Sorocaba

‘Falta diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde’, diz Pannunzio

Crítica do prefeito de Sorocaba ao governo estadual aconteceu durante coletiva de imprensa onde ele anunciou o novo secretário municipal de Saúde, Francisco Fernandes

Imprensa Smetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Francisco Fernandes assume o cargo de secretário municipal da Saúde na segunda-feira, dia 9

Francisco Fernandes assume o cargo de secretário municipal da Saúde na segunda-feira, dia 9

Durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, dia 6, para anunciar mudanças nas secretarias municipais, o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), reclamou da falta de diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde. Ele disse que terá uma reunião nesta segunda-feira, dia 9, com representantes da pasta, em São Paulo, para acertar as competências do governo do estado em relação ao município.

Pannunzio afirmou também que pode levar esse debate diretamente até o governador Geraldo Alckmin (PSDB), caso considere que o diálogo com a secretaria de estado não foi satisfatório.

Ainda na segunda-feira, quem assume a cadeira de secretário municipal da Saúde de Sorocaba é o atual gestor da Santa Casa, o médico Francisco Fernandes. Ele recebeu o convite do prefeito na quinta-feira, dia 5. “Recebi, primeiro com muita honra e depois, com muita responsabilidade por ser a pasta de maior orçamento da cidade”, disse Fernandes à imprensa do SMetal.

No entanto, o atual secretário da Saúde, Vagner Guerreiro, também participará da reunião em São Paulo para contribuir com os dados da secretaria e relatar os principais problemas enfrentados na área. Um dos itens da pauta de discussão será a saúde mental, sobre a desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos.

Em relação à Santa Casa, o prefeito deve definir nos próximos dias o nome de quem substituirá Fernandes na gestão do hospital.

Segundo Fernandes, o prefeito solicitou alguns nomes como indicação para a gestão do hospital. “Temos preferência por alguém de Sorocaba mesmo, que conheça a realidade da cidade e tenha experiência em hospital de grande porte e público”, afirma.

Outras mudanças

Vagner Guerreiro deixa a pasta por motivos pessoais, segundo o prefeito. “Eu já sabia que ele assumiu o cargo por um determinado prazo e o nome do Francisco para o substituir foi um consenso”, afirma.

Outra mudança acontece na empresa pública Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), sai o professor Geraldo Almeida, que continua como secretário de Desenvolvimento Econômico. Quem assume o PTS é o professor Flaviano Agostinho de Lima, que era até então o secretário de Habitação.

O atual secretário municipal de Obras, Antonio Bueno Silveira (Toni Silveira), passa a acumular o cargo de secretário de Habitação, interinamente.

A Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba, o Inova, também terá novo comando. O diretor presidente do Inova, Agliberto Chagas foi demitido por Pannunzio, que indicou o nome do engenheiro Pedro Vial para aprovação do conselho do Inova.

Vial é aposentado e foi diretor presidente da empresa metalúrgica Wobben, que fabrica equipamentos para energia eólica, em Sorocaba.

Durante a coletiva, Pannunzio explicou que havia conflito de duplicidade de comando entre o Parque Tecnológico e Inova. Essa foi o principal motivo para a alteração nos nomes, segundo o prefeito.

tags
antonio carlos pannunzio dialogo mudanças na secretaria prefeitura secretaria de saúde Sorocaba
VEJA
TAMBÉM