Sorocaba

Eleição define nova diretoria do Consea

Assembleia ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 9. Meire Elen, do Banco de Alimentos (BAS) integra a diretoria do conselho

SMetal com informações da Secon de Sorocaba
Foguinho/Arquivo SMetal

Meire Elen Pereira Rodrigues, do Banco de Alimentos de Sorocaba, como secretária do Conselho Municipal de Segurança Alimentar

Representantes da sociedade civil e do poder público municipal participaram, na tarde desta quinta-feira, dia 9, da assembleia de eleição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Sorocaba, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O colegiado vai atuar no biênio 2016/2018.

O Consea é um órgão consultivo que visa propor diretrizes gerais da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A nova diretoria é composta por: Bruno Franques, do Instituto Terra Viva Brasil de Agroecologia, como presidente; Laércio Carlos Arantes Neto, da Secretaria de Desenvolvimento Social, como vice-presidente; e Meire Elen Pereira Rodrigues, do Banco de Alimentos de Sorocaba, como secretária.

De acordo com Bruno Franques, a principal missão do conselho municipal para esta gestão será elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “Já fizemos adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e agora só falta sair a homologação. A partir disso, teremos um ano para elaborar o nosso plano municipal”, explica o presidente.

A base para o documento já existe, com as propostas feitas pela sociedade civil durante a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar de Sorocaba, realizada em abril de 2015. “Agora vamos fazer mais audiências e consultas à população, para definir prioridades e diretrizes para a elaboração do plano municipal”, adianta.

O novo presidente também convida a população para as reuniões mensais do órgão municipal. “Queremos aumentar a participação da sociedade, principalmente para a elaboração do plano municipal. Todo cidadão sorocabano tem direito a voz em nossos encontros”, ressalta. As reuniões do Consea ocorrem sempre na primeira quinta-feira do mês, das 14h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Social.

A sede do Consea fica na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3219.1920.

Banco de Alimentos de Sorocaba diretoria eleição consea nova deiretoria segurança alimentar