Busca
Corrida eleitoral

Dilma ultrapassa Serra e chega a 40% na pesquisa Ibope

Esta é a quinta pesquisa Ibope desde 18 de fevereiro e a primeira vez que Dilma ultrapassa José Serra

Imprensa Smetal Sorocaba

Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, chegou a 40% das intenções de voto dos eleitores e ultrapassou o tucano José Serra, que caiu para 35%. Este é o quarto crescimento seguido de Dilma e a terceira queda de Serra, desde fevereiro. Marina Silva, do PV, registrou leve queda: 9%, agora, contra 10% em fevereiro. Os números, divulgados nesta quarta, são da pesquisa Ibope, encomenda pala Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O cenário que apresentou esses resultados é o que inclui somente Dilma, Serra e Marina. No cenário que reúne os 12 candidatos, Dilma fica com 38,2%, Serra com 32,3% e Marina com 7%.

Esta é a quinta pesquisa Ibope desde 18 de fevereiro e a primeira vez que Dilma ultrapassa Serra. Na ocasião ela tinha 28% e Serra 41%. Na penúltima pesquisa, divulgada em 5 de junho, a petista já havia empato com o tucano em 37%. Do último levantamento, feito há 19 divas, até o divulgado na quarta, Dilma subiu 3 pontos percentuais e Serra caiu 2 pontos.

Na simulação de segundo turno, Dilma teria 45% e Serra, 38%, segundo o Ibope. Na hipótese de segundo turno entre Dilma e Marina, a petista venceria por 53% a 19%. Serra ganharia de Marina por 49% a 22%.

A margem de erro da pesquisa são dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento apontou ainda que 6% dos entrevistados votarão em branco ou nulo. Os outros 10% responderam que ainda não sabem em quem votar.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 19 e 21 em 140 cidades. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 16292/2010.

tags
Dilma eleições pesquisa Serra
VEJA
TAMBÉM