Busca
Veja as fotos

Dia da Mulher Negra debateu luta, diversidade e resistência no SMetal

A ação, organizada pelo Coletivo Racial Ubuntu e Nossa Voz Afro, contou com a participação de expositores, artistas, cantores e todo o público que pode participar de diversas atividades 

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Durante todo o dia, o público pode participar de diversas atividades como shows, oficinas e rodas de conversa

Durante todo o dia, o público pode participar de diversas atividades como shows, oficinas e rodas de conversa

No último sábado, 30, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebeu o evento que celebrou o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a ação foi organizada pelo Coletivo Racial Ubuntu e Nossa Voz Afro.

Durante todo o dia, o público pode participar de diversas atividades. Pela manhã, a fala de abertura ficou por conta de Priscila dos Passos, que faz parte do coletivo e também compõem o núcleo do Coletivo de Mulheres do SMetal. Em sua fala, Priscila recordou a importância da data como símbolo de resistência e luta.

Na sequência, a Família Marciano’s Sound entregou um repertório que homenageou mulheres da diáspora africana e do Brasil como Dionne Warwick, Elza Soares, Lauryn Hill, Negra Li, Sandra de Sá, entre outras.

No campo da música, o público também pôde curtir um show da MC Laysla Lady, rapper, cantora e compositora e Roberta Silva que se apresentou com a banda Samba Som A6, composta por Khettyson Barros, Anderson, Luizinho Queixada, Carlos Alberto, Juliano Preto, Diego e Claudio, também com um repertório repleto com a obra das grandes sambistas brasileiras.

Na parte da tarde, o evento apresentou uma roda de conversa que teve como tema a saúde mental da mulher. O assunto foi abordado pela psicóloga Elaine Machado, mestra em Educação pela UFSCar. A DJ, poeta e produtora de conteúdo, Bianca Brandini, comandou a roda de conversa sobre o feminismo negro.

Além desses bate-papos, quem esteve pelo SMetal também participou do debate acerca da mulher no mercado de trabalho, com Rosana Aparecida da Silva, Secretária de Finanças da AFUSE (Sindicato dos Funcionários da Educação do Estado de São Paulo), Aline Vitoria Tarcisio, sócia-fundadora da entidade “Negra Sim – Movimento de Mulheres Negras de Santo André” e Secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Regina Cardoso, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Karina Martins, que é professora doutora da UFSCar.

O público também pode aproveitar os produtos trazidos por diversos empreendedores e expositores, além de participar de oficinas de dança afro, turbantes, maquiagem e tranças.

Bora conferir algumas fotos desse dia!

tags
evento exposição fotos galeria mulher negra mulher negra latino americana e caribenha SMETAL ubuntu
VEJA
TAMBÉM