Acordos

Dana: proposta de banquinho e calendário de dias pontes é aprovada

Trabalhadores e trabalhadoras votaram nos acordos construídos pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região; SMetal quer debater melhorias de estrutura na fábrica e convênio médico

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Acordos foram aprovados pelos trabalhadores de todos os turnos da Dana, em assembleias realizadas entre ontem e hoje pela manhã

Em assembleia realizada entre a quinta-feira, 16 e a sexta-feira, 17, os trabalhadores e trabalhadoras da Dana aprovaram duas propostas negociadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Todos os turnos participaram da votação que foi positiva com relação aos acordos construídos pelo Sindicato.

Um banquinho foi negociado a pedido da empresa. Por conta do fluxo de produção, os trabalhadores são “dispensados” em alguns dias e precisam, à frente, compensar essas folgas em sábados determinados pelos empregadores. Para preservar o metalúrgico, o Sindicato constrói algumas contrapartidas, tendo em vista que essa folga é concedida por uma necessidade da Dana.

Ao todo, serão dois blocos de três dias cada um. O SMetal negociou um valor que será depositado para os metalúrgicos no ato da compensação. “Se em algum momento futuro a empresa precisar expandir esses dias, nós iremos à mesa para discutir um acordo que beneficie nossa categoria”, explicou Antônio Welber Filho (Bizu), diretor executivo do Sindicato, que é responsável pela tratativa com a Dana.

O calendário de dias pontes também foi aprovado. Se trata de uma negociação que permite que o trabalhador possa “emendar os feriados” e, na hora de compensar, tenha um acordo satisfatório. Assim, sabendo com antecedência como será seu calendário anual, consegue planejar momentos com a família e amigos, descanso e, até mesmo, viagens.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, também esteve presente no encontro. Durante sua fala, ele parabenizou os funcionários da Dana pela mobilização referente ao PPR. Os metalúrgicos protestaram contra a falta de transparência referente às metas e valores da segunda parcela do benefício.

Leandro também mencionou que foi por meio do resgate dos critérios do Programa de Participação nos Resultados, aprovados em 2022, que o Sindicato conseguiu garantir que a segunda parcela fosse paga integralmente aos trabalhadores. “O critério previa que a empresa era obrigada a apresentar – até o 15º dia do mês – o relatório das metas do mês anterior. Caso não apresentasse, as metas daquele mês seriam consideradas atingidas”, explica.

Para o futuro, o Sindicato dos Metalúrgicos planeja avançar em discussões sobre melhorias na estrutura e no convênio médico.

assembleia banco de horas Calendário de dias pontes Dana Dinheiro Economia folgas