Busca
Carreata

Carreata ‘Fora Bolsonaro’ reúne dezenas de pessoas em Sorocaba

Militância de movimentos sociais e diversas famílias se manifestaram nas ruas da cidade; ação pede saída de Jair Bolsonaro da presidência, além de defender o auxílio emergencial e plano de vacinação

Imprensa SMetal
Caroline Queiróz Tomaz
Ao longo dos 25 quilômetros percorridos, muitos carros se juntaram ao coro de ‘Fora Bolsonaro’ e engrossaram a manifestação

Ao longo dos 25 quilômetros percorridos, muitos carros se juntaram ao coro de ‘Fora Bolsonaro’ e engrossaram a manifestação

Na manhã deste domingo (31) diversas cidades brasileiras registraram carreatas em manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro. Em Sorocaba, cerca de 250 veículos entre carros e motos, segundo os organizadores, estiveram presentes no percurso que começou às 10h com uma concentração em frente à Prefeitura. As palavras de ordem ‘Fora Bolsonaro’ e ‘Vacina para todos’ foram as pautas prioritárias.

A manifestação contou com a adesão dos movimentos sociais e muitas famílias que adesivaram seus carros com frases em desaprovação ao presidente e acompanharam o carro de som do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) – que conduziu a carreata. As buzinas expressaram a vontade popular pela saída do atual presidente, por um plano amplo de vacinação para a população, além da defesa do auxílio emergencial até o fim da pandemia da Covid-19.

Caroline Queiróz Tomaz
Manifestantes pediam a saída de Jair Bolsonaro da presidência, além de um plano concreto de vacinação da população

Manifestantes pediam a saída de Jair Bolsonaro da presidência, além de um plano concreto de vacinação da população

Para o dirigente do SMetal, Valdecir Nunes da Silva, o Pé de Frango, que esteve presente na manifestação, a força dos atos nas cidades brasileiras mostra que a saída de Bolsonaro é um pedido nacional. “Sempre foi claro que ele não estava preparado para este cargo. Agora, com a pandemia, fica evidenciado aquilo que já sabíamos”, comenta.

Na última semana, o professor de história Diogo Comitre ajudou a realizar uma primeira carreata, que contou com 70 carros. “Temos um grupo de mobilização permanente de professores e organizamos uma ação no dia 23 que teve mais pessoas do que esperado”, comenta Diogo. Desta vez, a manifestação também pôde contar com a militância de movimentos como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Sindicato Professores Sorocaba e Região (Sinpro), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário e o SMetal.

Caroline Queiróz Tomaz
Lideranças sindicais estiveram presentes na carreata neste domingo, 31

Lideranças sindicais estiveram presentes na carreata neste domingo, 31

“É extremamente importante que as lideranças sindicais da cidade estejam reunidas nesses atos, porque não dá mais para suportar a política econômica de Bolsonaro. Para além disso, as pessoas estão morrendo e nada tem sido feito como vimos em Manaus. É o nosso dever se indignar”, argumenta a secretária da mulher trabalhadora da CUT-SP, Márcia Viana.

Foram três horas de percurso que saiu do Paço Municipal e terminou no Centro. Ao longo dos 25 quilômetros percorridos, muitos carros se juntaram ao coro de ‘Fora Bolsonaro’ e engrossaram a manifestação. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Soares, comenta a importância da ação. “A saída do presidente deve ser uma pauta de todos os setores progressistas do país, como já está sendo comentada mesmo dentro da direita brasileira. É insalubre ter, em um contexto de pandemia, um presidente genocida que, ao não fazer nada, deixa os brasileiros à mercê”, finaliza.

tags
Carreata fora bolsonaro impeachment Manifestação
VEJA
TAMBÉM