Por todo o Brasil

Ato “Fora Bolsonaro” tomou as ruas de Sorocaba na manhã deste sábado

Sindicato dos Metalúrgicos participou dos protestos que pediram pela saída do presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), além de pautar a vacina para todos e a volta do auxílio emergencial

Na manhã deste sábado, 24, sorocabanos foram às ruas para protestar contra o governo de Jair Messias Bolsonaro (sem partido). As manifestações foram registradas em várias cidades das capitais brasileiras e, em Sorocaba, a concentração aconteceu na Praça Coronel Fernando Prestes e contou com a militância do movimento sindical, bem como partidos e grupos políticos que pediram a saída do presidente.

Entre os gritos e palavras de ordem pelo impeachment, outras pautas também foram reivindicadas. O coordenador da subsede da CUT de Sorocaba e região, Sérgio Moraes, ressaltou a importância do auxílio emergencial de R$600,00 e comentou sobre os preços da vida para os trabalhadores e trabalhadoras. A vacinação também foi um tema abordado pelos manifestantes que carregaram cartazes com dizeres “Vacina Para Todos” e “Vacina sim. Ele não”.

O SMetal, diante dos últimos acontecimentos, também participou do ato. “Historicamente o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) sempre esteve presente na defesa da luta da classe trabalhadora e pela democracia. Mais do que nunca é de fundamental importância a unidade da população do nosso país para que nós possamos derrubar o presidente do país. É um governo que negou a ciência; que negou a vacina e priorizou a morte de país e mães de família”, comentou o presidente da entidade, Leandro Soares, na fala de abertura do ato.

Os diretores do SMetal marcaram presença no ato, que começou na Praça da Catedral e percorreu diversas ruas do centro da cidade. Para o diretor executivo, Francisco Lucrécio Junior, o Saldanha, a união dos movimentos mostra que o apelo da sociedade, como um todo, é pelo impeachment de Bolsonaro. “Quando essa quantidade expressiva de pessoas sai às ruas, não só em Sorocaba mas em todo o país, é claro o recado que a sociedade quer passar”, comentou.

O vice-presidente do Sindicato, Valdeci Henrique da Silva, fez uma autocrítica. “Acredito que nós, enquanto metalúrgicos e metalúrgicas, demoramos um pouco para mostrar à sociedade que este cara iria destruir aquilo que tínhamos de bom em nosso país”, disse. Verdinho também agradeceu àqueles que participaram do ato. “Enquanto vice-presidente do SMetal gostaria de agradecer a toda população sorocabana que passa por aqui e apoia a gente. Vamos gritar “Fora Bolsonaro” e, se não for neste momento, que seja nas urnas em 2022”, afirmou.

A gestão do presidente Jair Bolsonaro é alvo de manifestações nas ruas há meses e este é o quarto ato que acontece na cidade de forma pacífica, sem registro de qualquer uso de violência. O secretário de organização do Sindicato, Izídio de Brito, definiu o ato. “A unidade é a palavra que pode definir nosso movimento. É um descontentamento geral. Não podemos mais aceitar essa política que ceifou mais de 545 mil vidas e explora os trabalhadores com preços abusivos nos alimentos, combustíveis e no gás de cozinha. A classe trabalhadora quer viver, comer e morar. Para isso, o Fora Bolsonaro é uma pauta necessária”, finalizou.

24j ato cut diretores fora bolsonaro Manifestação protesto SMETAL Sorocaba