Busca
Ação sindical

Assembleia: Sindicato dos Metalúrgicos pressiona Varroc pelo PPR 2022

De acordo com o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes, a empresa tem até esta quarta-feira, 30, para apresentar uma proposta do PPR 2022; assembleia também abordou mudanças no banco de horas

Imprensa SMetal
Jônatas Rosa / Imprensa SMetal
Varroc do Brasil fica no bairro Cajuru do Sul, em Sorocaba, e produz faróis

Varroc do Brasil fica no bairro Cajuru do Sul, em Sorocaba, e produz faróis

Os trabalhadores da Varroc, em Sorocaba, participaram de uma assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 29, pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Na pauta estavam a negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e a alteração no banco de horas.

De acordo com o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes, conhecido por Marcelinho, a empresa tem até esta quarta-feira, 30, para retornar sobre a pauta protocolada pelo SMetal. “No email que enviamos, demos esse prazo para a direção da Varroc apresentar uma proposta de PPR e esse prazo vence amanhã, dia 30. Depois disso, ela tem 24 horas para nos posicionar e, a partir disso, vamos tomar as medidas cabíveis para pressionar pelo pagamento do benefício”.

Ele lembra que o Sindicato luta desde que a empresa se instalou na cidade, em 2019, para garantir o pagamento do PPR. “Há três anos estamos negociando o PPR com a Varroc. No passado, a direção da fábrica alegou instabilidade na planta local por conta da Pandemia da Covid-19, que causou a paralisação das montadoras Renault e Volks, suas principais clientes. Os trabalhadores deram um voto de confiança, mas agora a situação chegou ao limite. Temos que resolver esse impasse e vamos lutar por isso”.

O dirigente sindical volta a conversar com a empresa após vencido o prazo para que ela apresente uma proposta de PPR e, na sequência, se reúne novamente com os trabalhadores.

Banco de horas

Marcelinho também informou os trabalhadores da intenção da empresa em renovar o banco de horas, aprovado em 2021 e com validade de um ano. Segundo ele, a Varroc prevê mais uma parada da produção por uma semana.

“Com essa paralisação prevista, o banco de horas vigente vai exceder e a direção da fábrica que ampliar o acordo. Não colocamos em votação porque temos que entender se é isso que os trabalhadores querem e também negociar os termos dessa ampliação. A discussão do PPR é parte importante desse processo”, esclarece Marcelinho.

A Varroc do Brasil fica no bairro Cajuru do Sul, em Sorocaba, produz faróis e tem cerca de 100 trabalhadores.

tags
assembleia Automóveis autos plr 2022 ppr 2022 Programa de Participação nos Resultados Sorocaba varroc
VEJA
TAMBÉM