Uma assembleia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba (SMetal), no início da noite de sexta-feira, dia 23, referendou as principais reivindicações, chamadas de eixos, da campanha salarial da categoria. Os principais itens são: 40 horas semanais; reposição da inflação e aumento real; não à perda de direitos, não à terceirização e não às reformas.
Os eixos foram definidos em uma plenária da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM), dia 3 de junho, em São Bernardo do Campo, com participação de representantes dos 14 sindicatos filiados à Federação.
Nas últimas semanas, os sindicatos filiados têm realizado assembleias em suas bases para confirmar os eixos da campanha, como aconteceu em Sorocaba na sexta.
Tema da campanha
A assembleia no SMetal aprovou também o tema da campanha e os materiais de divulgação elaborados pela FEM. O tema é “Resistência, Unidade e Luta”. As peças de divulgação fazem alusão aos 100 anos da Revolução Russa e aos 100 anos da primeira greve geral no Brasil.
A pauta dos metalúrgicos inclui a manutenção de todas as cláusulas sociais existentes nas Convenções Coletivas de Trabalho da categoria.
Em breve a comunicação SMetal irá divulgar detalhes da pauta de cada grupo patronal metalúrgico.
A data-base dos metalúrgicos da FEM/CUT é dia 1º de setembro.
Agenda
A pauta será entregue aos sindicatos patronais no dia 4 de julho. A primeira pauta será protocolada no Sindipeças (sindicatos patronal das autopeças), em São Paulo, às 10h do dia 4.