Organização

Assembleia na Schaeffler debate pauta de negociação para 2020

Trabalhadores se reuniram nesta quinta, 16, e encaminharam a discussão sobre reajuste do vale cesta e do calendário de folgas em sábados; a importância da votação na eleição da CIPA também foi pauta

Jônatas Rosa / Imprensa SMetal
Izidio de Brito, secretário de Organização, lembrou dos ataques aos direitos trabalhistas

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou nesta quinta-feira, 16, uma assembleia na autopeça Schaeffler para debater com os trabalhadores diversos pontos de pautas para 2020.

O vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), membro do Comitê Sindical da Schaeffler, conduziu a assembleia e pediu a participação dos trabalhadores na votação para escolher os representantes da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, cuja eleição acontece nos próximos dias 20 e 21. “Termos representantes da CIPA atuantes é fundamental para garantir a segurança de todos dentro do local de trabalho”, lembrou.

Verdinho também esclareceu sobre as negociações para o reajuste do vale-cesta. De acordo com ele, a proposta encaminhada até o momento é de 3,8% de reajuste em relação ao ano passado. “Lutamos para garantir sempre a valorização do vale cesta, que faz diferença para o trabalhador. Vamos cobrar um diálogo permanente com a empresa para sempre melhorar esse benefício”.

Os trabalhadores aprovaram ainda a continuidade das negociações sobre o calendário de folgas aos sábados.

O secretário de organização do SMetal, Izidio de Brito, participou da assembleia e lembrou dos ataques que os direitos dos trabalhadores vêm recebendo nos últimos anos. “Nós sabemos que nossa média salarial já foi até melhor, mas tentam a todo custo mexer nessa situação. A nossa luta hoje é para manter o que foi conquistado, o poder de compra do trabalhador e o peso da nossa mão de obra, da nossa capacidade em relação ao trabalho realizado na indústria e em outros setores, respeitando todos os trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

A Schaeffler fabrica peças e acessórios para veículos automotores, tem cerca de 3400 trabalhadores e fica na Avenida Independência, em Sorocaba.

2020 schaeffler assembleia cipa folgas folgas 2020 Schaeffler Sorocaba vale-cesta