Vitória dos Trabalhadores

Após greve, metalúrgicos da DPR conquistam aumento real nos salários

Paralisação e greve dos trabalhadores foram essenciais para a conquista do reajuste e o diálogo com a empresa

Foguinho/Imprensa SMetal

A DPR fabrica equipamentos transmissores de telecomunicação, tem cerca de 300 trabalhadores e fica no Jardim Gonçalves, em Sorocaba

Os trabalhadores da DPR aprovaram, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, dia 30, o acordo da Campanha Salarial de 2023, que resultou na conquista de aumento real, além da reposição do INPC retroativa a setembro, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Os metalúrgicos da DPR estão em luta pelo reajuste desde 24 de outubro, quando a categoria participou de uma mobilização em frente à fábrica para pressionar os empresários. Além disso, os trabalhadores fizeram uma greve de dois dias em defesa dos direitos.

No acordo com empresa e trabalhadores, o SMetal também garantiu que os dias de paralisação não acarretarão prejuízos aos trabalhadores, sendo devidamente abonados. Essa conquista só se tornou possível graças à mobilização em greve protagonizada pelos metalúrgicos.

De acordo com Marcelo Alessandro, também conhecido como Marcelinho, encarregado das negociações na fábrica, essa mobilização revelou-se essencial para garantir os direitos dos trabalhadores. “Essa ação não apenas fortalece nossa posição nas negociações, mas também fomenta um diálogo construtivo entre os metalúrgicos da fábrica, mudando o bem-estar de todos.”

Sobre a mobilização e greve na DPR

A paralisação perdurou por dois dias, sendo encerrada na última quarta-feira, dia 29, quando os trabalhadores demonstraram confiança na direção da fábrica, aguardando um desfecho positivo nas negociações que, posteriormente, foram aprovadas em assembleia.

Neste ano, o Grupo 2, grupo patronal que representa a DPR nas negociações coletivas, também não dialogou com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP), no qual o SMetal é filiado. Sendo assim, depois de aprovado com a categoria e conversado com os empresários da região, as negociações estão acontecendo individualmente.Com isso, mais de 75% da categoria já têm o acordo garantido.

aumento real Campanha Salarial dpr greve