Ação sindical

Após cobrança do SMetal, direção da Gestamp promete melhorias

Reunião aconteceu na tarde desta terça-feira, 2, com representantes da empresa e os dirigentes sindicais; entre os temas debatidos estão mais contratações, melhorias das refeições e combate ao assédio

Foguinho/Imprensa SMetal
Reunião reuniu dirigentes e representantes da Gestamp

Após cobrança de diversas melhorias da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e do Comitê Sindical da Gestamp, representantes se reuniram com os sindicalistas. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira, 2, e debateu diversas reivindicações, como mais contratações, melhorias das refeições e combate ao assédio.

O Izidio de Brito, secretário de organização do SMetal, explica que a direção da fábrica se comprometeu em atender às cobranças dos trabalhadores. “Estamos trabalhando constante junto aos metalúrgicos da Gestamp para garantir que o local de trabalho tenha as melhorias necessárias e seja, de fato, seguro”, destaca ele.

De acordo com Izidio, os pontos discutidos na reunião e que serão considerados para melhorias são:

Política salarial: diminuição do período de experiência de 180 para 90 dias e elevação do piso na hora da contratação;

Empilhadeiras/palheteiras: compromisso de treinamento dos operadores desses equipamentos e estudo da proposta do SMetal para outras melhorias;

Casos de assédio: a empresa lamentou os casos e afirmou que vai tomar providências em relação aos responsáveis;

Refeitório: a direção da Gestamp confirmou que vai realizar mudanças e elevar o padrão dos cardápios oferecidos aos trabalhadores;

Turno 4×4: SMetal vai apresentar os parâmetros para continuidade do turno;

Horas extras: a Gestamp se comprometeu a acelerar o processo de contratação; cerca de 40 novos trabalhadores devem ser contratados em breve.

Para Bruno César Moares de Souza, coordenador do CSE da Gestamp, a reunião foi satisfatória. “Nosso compromisso é trabalhar para que as demandas dos trabalhadores sejam atendidas, sempre buscando o diálogo com a empresa. A direção da fábrica ouviu e afirmou que vai buscar as melhorias. Continuaremos cobrando para que isso saia do papel”.

Ele completa que é importante que os trabalhadores continuem informando aos dirigentes do SMetal os problemas. “Estamos na fábrica diariamente e também temos diversos canais para atender a todos. É fundamental que as informações cheguem até nós para buscarmos soluções junto a empresa”.

Para denúncias, reclamações e sugestões, os trabalhadores podem procurar os membros do CSE da Gestamp, a sede do Sindicato, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível fazer contato com o SMetal pelo telefone (15) 3334.5400 ou pelo canal “denuncie”, no site da entidade (acesse aqui).

assédio gestamp hora-extra Metalúrgicos sindicato Sorocaba