Alpha Color: metalúrgicos conquistam reajuste salarial e cesta básica

Negociação do SMetal garantiu aumento real nos salários, retroativo ao mês de setembro, e fornecimento de cesta básica, uma reivindicação antiga dos trabalhadores

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

O acordo tem vigência de um ano e o benefício começa a ser fornecido a partir de novembro.

Os trabalhadores da Alpha Color, matriz e filial, aprovaram em assembleias realizadas nos dias 18 e 19 de outubro, o acordo coletivo da Campanha Salarial 2023 e também a implantação de cesta básica – uma reivindicação antiga dos metalúrgicos da empresa.

Nas negociações com as bancadas patronais, a metalúrgica é representada pelo antigo Grupo 10, que não assina Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) desde 2017 e, por isso, os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) firmam acordos individuais, por fábrica.

Segundo o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), responsável pelas negociações com as fábricas, a proposta aprovada pelos trabalhadores garante reajuste nos salários que corresponde ao total de perdas com a inflação nos últimos 12 meses (de 4,06%) mais aumento real, retroativo a setembro, data-base da categoria. Foi deliberada também a renovação das cláusulas sociais por mais um ano.

Na assembleia, o dirigente reforçou ainda sobre a importância da conquista da cesta básica, que será inserida dentro do Acordo Coletivo de Trabalho para evitar qualquer retrocesso. O acordo também tem vigência de um ano e o benefício começa a ser fornecido a partir de novembro.

“O benefício era uma reivindicação que começamos a discutir desde que a empresa efetivou o enquadramento sindical novamente no SMetal, em 2022. Para o ano que vem temos outro grande desafio, que é buscar a criação do Programa de Participação nos Resultados, e poder contar com todos e todas”, destaca.

As empresas Alpha Color – matriz e filial – são especializadas em pintura eletrostática a pó para perfis e chapas de alumínio, ficam no bairro Iporanga, em Sorocaba e, juntas, têm cerca de 250 trabalhadores.

Alpha color Campanha Salarial conquista direitos