Negociação

Acordo de PPR para dois anos é aprovado pelos trabalhadores na CNH Case

PPR teve crescimento de 9,5% e a proposta para 2024 terá 10% de aumento; beneficio cresceu 86% desde 2016

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Aprovação aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 21, em assembleia | Foto: Foguinho/Imprensa SMetal

Na tarde desta quarta-feira, 21, os trabalhadores e trabalhadoras da CNH Case aprovaram, foi aprovada em assembleia realizada na empresa, um acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) válido para 2023 e 2024. A proposta, negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Em comparação ao que foi pago em 2022, o PPR teve crescimento de 9,5%; já a proposta para 2024 terá uma valorização de 10%. De acordo com dados dos sindicalistas que negociam na CNH Case, desde 2015, o benefício evoluiu cerca de 86%. Ou seja, nesses oitos anos enquanto a inflação acumulada do período foi de 46% os trabalhadores da CNH Case não só recuperaram esse percentual, mas tiveram um aumento substancial.

Para este ano, a parcela de antecipação será paga ainda este mês. O valor corresponde a mais da metade do montante cheio do PPR. Os indicadores e metas estão positivos, a grande maioria acima dos 90% de atingimento. Desta forma, a tendência é que os trabalhadores recebam a totalidade de seu PPR.

“Há dez anos atrás, vocês [metalúrgicos da CNH Case] não tinham a liberdade de estar aqui tomando uma decisão coletiva como hoje estão. Em 2015, por exemplo, o valor do PPR não estava de acordo com o que vocês mereciam. Mas hoje, com essa negociação, chegamos a um patamar diferente. Sabemos que ainda há margem para avançar, mas a sensação é que já chegamos longe”, comentou Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal e um dos negociadores da proposta.

Além de Ferreira, estiveram na assembleia os membros do Comitê Sindical de Empresa: Luiz Otávio Ferreira, Rodrigo dos Santos Pereira e Paulo César Sola Garcia (Tatu). Para os dirigentes, a participação dos trabalhadores foi fundamental. “Queria agradecer todos os trabalhadores da CNH Case pela confiança e empenho que tiveram conosco”, disse Tatu. Rodrigo completou: “A luta só é possível com a união dos metalúrgicos”.

Luiz Otávio destacou que os indicadores também estão melhores. “As metas são favoráveis aos trabalhadores justamente porque foram pensadas e propostas por quem está no chão de fábrica com eles e entende a realidade”, disse. Além do CSE, a construção do programa também contou com membros de uma Comissão de PPR, eleita pelos funcionários.

Os sindicalistas querem uma resposta urgente acerca do vale compras, uma pauta está represada há algum tempo na fábrica. Silvio Ferreira também aproveitou para recordar os metalúrgicos sobre a Campanha do Agasalho, que recebe doações até 30 de junho.

acordo Case cnh case negociação PPR PPR 2023 Programa de Participação nos Resultados