Busca
Morte no Trabalho

Acidente na Tecsis causa morte de metalúrgico

última atualização às 16h30

Imprensa Smetal Sorocaba

Um acidente de trabalho na madrugada de hoje, quarta, dia 23, na empresa Tecsis, em Sorocaba, matou o metalúrgico Aparecido Moiséis Guimarães.

O acidente aconteceu na unidade 9 da Tecsis, que fica na avenida Jerome Case, na zona industrial de Sorocaba. Por volta das 3 horas da madrugada, uma peça de aproximadamente 1 tonelada, presa a uma trave com rodas e transportada por uma empilhadeira, tombou sobre Aparecido.

O trabalhador foi socorrido pelo Resgate do Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional. Mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu uma hora após dar entrada no Hospital.

O Sindicato dos Metalúrgicos ainda busca informações detalhadas com os familiares e colegas de trabalho da vítima, visto que a empresa não atendeu ao pedido de informações feito pelos sindicalistas.

Segundo as primeiras informações, Aparecido teria 42 anos de idade e era líder de turma na Tecsis. Logo após o acidente, todos os trabalhadores daquela fábrica foram dispensados.

Sindicato foi barrado
As 5h da madrugada sindicalistas metalúrgicos estiveram na fábrica para tentar obter informações oficiais da empresa, mas foram barrados na portaria. Os dirigentes sindicais então chamaram a Polícia Militar e os policiais fizeram a primeira verificação do local do acidente.

A peça que atingiu o trabalhador, segundo informações de funcionários, tem forma de um anel, com cerca de 2 metros de diâmetro e pesa aproximadamente uma tonelada. Essa peça é acoplada nas pás eólicas que são o produto final da Tecsis. Cada pá mede de 30 a 50 metros de comprimento.

Risco era evidente
Segundo informações de colegas de trabalho da vítima, uma peça semelhante a que matou Aparecido já havia tombado na produção uma semana atrás. Porém, naquela ocasião, por sorte, não havia operários próximos à peça.

“Vários colegas vinham alertando à chefia que um acidente desses poderia ocorrer. A forma de transporte dessa peça era perigosa. Ouvi vários trabalhadores comentando: será que vai ter que acontecer uma tragédia para que a Tecsis tome providências?”, afirma um funcionário que pediu para não ser identificado.

Velório e sepultamento
Aparecido Moisés será velado em sua residência, no jardim Novo Horizonte, rua Pascoal Augusto Verlangieri, 241, na região norte de Sorocaba. O sepultamento será às 8h30. Não temos ainda confirmação sobre o local do sepultamento.

A Tecsis emprega cerca de 4 mil trabalhadores em 9 fábricas, sendo 550 na planta 9.

tags
Acidente de Trabalho morte no trabalho Tecsis
VEJA
TAMBÉM