Busca
Plataforma

Valores esquecidos em bancos podem ser consultados na conta gov.br

A plataforma concede acesso a diversos serviços, como a consulta de valores a receber que já está liberada; governo criou tipos de contas que garantem diferentes níveis de acesso ao espaço

Imprensa SMetal
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Além do

Além do

A partir desta terça-feira, 28, o público pode consultar se há dinheiro esquecido no sistema financeiro. O Sistema Valores a Receber (SRV) é um serviço em que o interessado pode consultar se tem recursos esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, mostra como resgatar o valor.

Segundo o Banco Central, ao menos 38 milhões de pessoas físicas, e 2 milhões de pessoas jurídicas, têm cerca de R$ 6 bilhões a receber.

Para consultar, o usuário precisa ter o acesso ouro ou prata na conta gov.br. Como uma medida de garantir a segurança e confiabilidade dos dados, o governo federal criou os níveis, que vão de bronze até ouro.

Além desse serviço, são 4,9 mil outros procedimentos oferecidos na plataforma, como as carteiras digitais de trânsito e de trabalho, abono salarial, certificado de vacinação, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os três níveis da conta gov.br refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características da conta quanto aos aspectos como o grau de segurança no processo de validação. Desta forma, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.

Níveis

As contas que hoje aparecem como bronze, foram criadas por meio de informações básicas de cadastro como dados pessoas e previdenciários. Se caracterizam, portanto, em contas de acesso mais “básico”. Usuários não conseguem, por exemplo, visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais; utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica no site assinador; acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta gov.br e habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta.

É possível, no entanto, usar a conta bronze para acessar diversos serviços digitais, fazer o login em qualquer serviço gov.br sem precisar de senha usando apenas a biometria do celular, gerenciar as autorizações de uso dos seus dados e, por fim, realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial.

Prata

Para avançar a este nível, é preciso que o usuário faça escolha uma entre as três alternativas estipuladas pelo governo: ativar o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br, com conferência da sua foto na base de cadastro da CNH; validar seus dados via internet banking de um banco credenciado ou validar seus dados com usuário e senha do SIGEPE, caso você seja servidor público federal.

Bronze

É possível avançar mais um degrau nesta escala e ter acesso irrestrito aos serviços do portal gov.br estando no nível ouro. Para isso, o usuário deve ter passado pelos passos apontados acima e, como reforço de segurança, deve ativar o reconhecimento facial pelo app gov.br, com conferência da sua foto na base de cadastro da Justiça Eleitoral (TSE) ou validar seus dados com um certificado digital compatível com ICP-Brasil.

Dificuldades

Apesar do avanço tecnológico, alguns usuários relatam dificuldades no acesso à plataforma. Sobretudo na passagem entre um nível e outro que demanda algumas ações, como as que foram citadas acima. Não há uma página oficial do governo que esclareça ou auxilie na dificuldade de transição de uma conta para a outra.

tags
acesso conta gov.br governo níveis de conta Serviços Valores a receber
VEJA
TAMBÉM