Busca
Saúde

Vacinação contra o vírus HPV em meninos é iniciada na rede pública

Os centros de saúde já estão vacinando meninos de 12 e 13 anos contra o vírus Human Papiloma Virus. A vacina imuniza contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18)

Secom Sorocaba
Pedro Negrão

O Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same) e outras 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município (de um total de 31) já estão imunizando meninos de 12 e 13 anos contra o vírus HPV (Human Papiloma Virus). A vacinação acontece dentro de uma campanha nacional do Ministério de Saúde e o Brasil é o primeiro país da América do Sul, e o sétimo do mundo, a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

A vacina protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). No caso das meninas, cuja vacinação foi iniciada em 2014, evita o câncer de colo de útero, vulva, boca e garganta. Nos meninos, protege contra câncer de pênis, câncer anogenitais e, também, de boca e garganta. Sorocaba tem uma população-alvo de 10.700 garotos, em 2017.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Área de Vigilância em Saúde, Renata Guida Caldeira, a vacina é segura, com poucos eventos adversos e, diferente daquilo que algumas pessoas acreditam, não tem capacidade de desencadear câncer ou, muito menos, estimular a iniciação sexual precoce. “A vacina, como em outras patologias, tem como único objetivo proteger as pessoas das doenças”, comentou.

A vacina também será aplicada em crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids. A imunização entrou para rotina e, desta forma, ficará disponível durante todo o ano. O esquema é composto de duas doses, uma na 1ª visita e outra após 6 meses.

Segundo Renata Guida, a campanha também vai manter a atenção às meninas de com idade entre 9 a 14 anos, dentro do mesmo esquema de vacinação. Para tomar a vacina os jovens devem, preferencialmente, estar acompanhados de pais ou responsáveis e levar o cartão de vacinação para controle.

Na segunda

A partir da próxima segunda-feira, as UBS do Jardim Rodrigo, Brigadeiro Tobias, Wanel Ville e Mineirão também recebem as doses da vacina contra o HPV. Por questões técnicas, nesta primeira semana essas unidades ficaram sem a medicação em estoque. Com isso, e pelo próximo período, as 31 UBSs estarão atendendo dentro do esquema vacinal. (Secom Sorocaba)

tags
câncer contagio contaminação Doenças faixa etaria HPV Imunização meninos papiloma sexualmente transmissiveis Vacina virus
VEJA
TAMBÉM