Conquista

Trabalhadores da Toyota aprovam proposta do PPR 2021

Após reprovarem uma primeira proposta na semana passada, metalúrgicos e metalúrgicas da fábrica aprovaram o valor nesta terça-feira; se comparado com 2020, crescimento no benefício atingiu 13,25%

SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Aprovação da proposta teve participação massiva dos trabalhadores e o resultado foi unânime

Os trabalhadores e trabalhadoras da Toyota do Brasil aprovaram proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2021 na tarde desta terça-feira, 22. Na última semana, os trabalhadores haviam reprovado o acordo. Após nova reunião, com negociações intensas do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e muito diálogo com os companheiros, o PPR deste ano foi aprovado.

Agora, o benefício será pago em duas parcelas, sendo que a primeira tem previsão para estar no bolso do trabalhador ainda neste mês e, a segunda, em dezembro deste ano. O valor negociado pelo SMetal é 13,75% maior se comparado com o que foi acordado em 2020.

Durante a assembleia, Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal, explicou aos metalúrgicos da montadora sobre as metas colocadas pela empresa, além de falar sobre aspectos da conjuntura econômica. “Nossa premissa, para além de simplesmente informar valores, é esclarecer qualquer questionamento que venha dos companheiros. Hoje, tiramos um bom tempo para dialogar e informar detalhadamente sobre o que foi discutido na mesa de negociação”, comenta Silvio.

O Comitê Sindical (CSE) da Toyota, composto por Anderson Andrade Silva, Eduardo Mascarenhas, Evandro Shimote, Marcelo José da Silva, Márcio de Jesus Ribeiro e Robson Lopes dos Passos, esteve presente desde a primeira reunião com a fábrica. Neste momento crucial, o CSE levou, a todo momento, as expectativas e percepções dos trabalhadores do chão de fábrica e da Toyota como um todo à mesa de negociação.

“O que alcançamos hoje está dentro da realidade que o período apresenta. Demos o melhor nas negociações e buscamos sempre chegar a um resultado que seja benéfico aos trabalhadores que o nosso CSE representa”, finaliza o coordenador do Comitê, Robson Lopes dos Passos, o Paraná.

O SMetal está, gradualmente, voltando às portas das fábricas para conversar com os companheiros sobre assuntos pertinentes e de interesse dos mesmos. Isso, seguindo todos os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias. A planta da Toyota em Sorocaba tem cerca de 2200 trabalhadores e é responsável pela fabricação dos modelos Etios, Yaris e Corolla Cross.

aprovado Negociações PPR reajuste SMETAL toyota