Valorização

Trabalhadores da Nipro conquistam aumento no vale-alimentação

É o segundo reajuste no benefício conquistado neste ano pelo SMetal, garantindo – somente em 2022 – cerca de 18% de reajuste no valor do vale-alimentação; assembleia aconteceu nesta quinta-feira, dia 3

Foguinho/Imprensa SMetal
Assembleia com os trabalhadores da Nipro, em Sorocaba, aconteceu nesta quinta-feira, dia 3 de novembro

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve nesta quinta-feira, dia 3, em frente à metalúrgica Nipro, informando sobre um novo reajuste de cerca de 9% no vale-alimentação, conquistado após negociação entre a entidade sindical e a empresa. O aumento passa a valer a partir de novembro e, somado ao reajuste conquistado no mês de setembro, somente neste ano, os trabalhadores terão aproximadamente 18% de acréscimo no valor do benefício.

Francisco Lucrécio Junior Saldanha, diretor executivo do SMetal e responsável pelas negociações com a Nipro, conta que o Sindicato vem negociando a valorização do vale-alimentação desde o começo do ano, juntamente com a Campanha Salarial 2022.

“A empresa faz parte do Grupo 10 e, nos últimos anos, sempre arrastava a negociação do reajuste salarial e renovação dos direitos que constam na Convenção Coletiva até dezembro ou janeiro. Neste ano, conseguimos não só fechar as negociações em setembro, nossa data-base, como também garantir um aumento significativo de quase 18% no benefício”.

De acordo com o dirigente, além do reajuste no vale-alimentação, foi negociado ainda melhorias na forma em que o benefício é descontado dos metalúrgicos. “A partir de agora, o desconto será único para todos os trabalhadores e trabalhadoras, não mais por faixa salarial. Com certeza, é uma importante melhoria no benefício que nos dá margem para negociar novos avanços daqui para frente”, explica.

Durante a assembleia, Saldanha contou ainda que pautou a empresa para discutir melhorias no convênio médico. “Temos recebido denúncias de irregularidades referentes à inclusão de dependentes no plano de saúde. Já agendamos uma reunião com a empresa para discutir o tema e buscar soluções para esse impasse”, disse.

A Nipro tem cerca de 300 funcionários e fabrica materiais para medicina e odontologia em Sorocaba.

alimentação aumento campanha compras grupo 10 Nipro reajuste saldanha sindicato SMETAL Sorocaba vale valorização