Negociação do SMetal

Trabalhadores da Metso conquistam aumento no vale alimentação

A partir de janeiro, os metalúrgicos das duas plantas – Fundição e Equipamentos – terão 30% de reajuste no benefício; em assembleias realizadas dias 8 e 10, foi aprovado também o calendário de folgas para 2022

Foguinho/Imprensa SMetal
A assembleia com os trabalhadores da Metso Fundição aconteceu na quarta-feira, dia 8 de dezembro

Após negociação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), os trabalhadores da Metso Outotec – plantas Fundição e Equipamentos – conquistaram aumento de 30% no vale alimentação, que será reajustado a partir de janeiro de 2022. A proposta foi aprovada em assembleias realizadas na porta das fábricas, nos dias 8 e 10 de dezembro.

De acordo com o diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Saldanha Filho, membro do Comitê Sindical da Metso, as negociações do benefício tiveram início há cerca de dois meses e era uma reivindicação dos trabalhadores.

“Nos últimos anos, o vale foi reajustado apenas pela inflação do período, que foi bem inferior que a dos últimos meses, e os preços dos alimentos não param de subir. Decidimos então pressionar a empresa para que, a partir de janeiro, o benefício fosse corrigido com um aumento significativo e chegamos aos 30%, aprovado por unanimidade pelos trabalhadores”, conta.

Além do reajuste no vale alimentação, os metalúrgicos aprovaram também uma proposta de calendário de folgas em feriados prolongados (dias pontes) de 2022. Esse tipo de acordo é negociado pelo SMetal para que os metalúrgicos possam organizar momentos de lazer com familiares e amigos ao longo do ano, com certa antecedência.

Além do Saldanha, as assembleias contaram ainda com a presença do dirigente sindical Alessandro de Oliveira Lopes de Siqueira. A Metso fica no bairro Iporanga, em Sorocaba, tem mais de 900 trabalhadores e faz fundição de ferro e aço.

alimentação assembleia aumento calendário dias pontes equipamentos folga fundição metso outotec saldanha SMETAL Sorocaba vale