Trabalhadores da DPR pressionam por aumento real nos salários

Metalúrgicos decidiram que a empresa tem até sexta, 27, para apresentar proposta da Campanha Salarial; se não avançar, será dado início a protestos e paralisação

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

Assembleia da Campanha Salarial da DPR aconteceu nesta terça-feira, dia 24, em frente à fábrica

Para pressionar por avanço nas negociações da Campanha Salarial de 2023, os trabalhadores da DPR Telecomunicações aprovaram, em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), nesta terça-feira, dia 24, o prazo de cinco dias para que a empresa apresente uma proposta de reajuste salarial e renovação das cláusulas sociais.

Se não avançar, a partir da próxima semana, os metalúrgicos da empresa estão dispostos a realizar protestos e, se necessário, para a produção para buscar uma proposta que atenda às suas reivindicações. A luta dos trabalhadores é um por reajuste de 6,14%, correspondente a 4,06% de reposição da inflação mais 2% de aumento real.

Durante a assembleia, o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes, responsável pelas negociações com a empresa, contou como funciona uma negociação de Campanha Salarial – realizada entre a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e os sindicatos patronais.

“Passaram 60 dias desde que foi entregue a pauta de reivindicações na categoria e, até agora, a única proposta apresentada pelo Grupo 2, no qual a DPR está cadastrada, foi de arredondamento da inflação e não há Convenção Coletiva renovada. Ou seja, o patronal só ofereceu 4,5% de reajuste, o que é uma afronta à reivindicação da categoria”, disse.

Segundo o dirigente, devido ao impasse nas negociações com a bancada patronal, o Sindicato chamou representantes das principais empresas, na semana passada, e informou que seria dado início às negociações individuais.

“Eu trouxe pessoalmente a pauta convidando a DPR para participar da reunião e não foi enviado ninguém. Nesta segunda, fui informado de que a empresa antecipou o índice da inflação nos salários e, quando uma empresa faz isso, é para desmobilizar os trabalhadores. Por isso viemos deixar o recado, mais uma vez, de que não aceitamos menos que aumento real e contamos com todos e todas nessa luta”, enfatizou.

Comunicado de greve

Como decidido pela categoria em assembleia geral no dia 6 de outubro, a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT em São Paulo (FEM-CUT/SP) protocolou, nos dias 9 e 10 de outubro, o aviso de greve em todas as bancadas patronais. Isso significa que metalúrgicos de empresas dos 13 sindicatos filiados à FEM podem parar a produção a qualquer momento.

Após pressão dos trabalhadores e envio do comunicado de greve, representantes de algumas bancadas patronais procuraram a FEM-CUT/SP para retomar as negociações. Porém, no Grupo 2, especificamente, não houve avanços até o momento.

Campanha Salarial 2023

O tema das negociações deste ano é “A Luta Continua Pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia” e os eixos aprovados são: reposição da inflação; aumento real; valorização dos pisos salariais; valorização das Convenções Coletivas de Trabalho; redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

Estão em Campanha Salarial cerca de 190 mil metalúrgicos representados pela FEM-CUT/SP. Ao todo, a categoria tem cerca de 211 mil trabalhadores, contando funcionários de montadoras, nas quais as negociações ocorrem por empresa.

aumento campanha dpr inflação marcelo Pressão reajuste real salarial sindicato Sorocaba