Busca
Cultura

Inspirado em fatos reais, ‘Pureza’ é exibido no Cine SMetal nesta quinta-feira, dia 9

O filme, protagonizado por Dira Paes, conta a história de uma mãe que sai em busca de seu filho, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Divulgação

Após a exibição de “Pureza”, o Cine SMetal terá um bate-papo com a presença da servidora pública aposentada e terapeuta Lourdes Lieje.

Vencedor de 28 prêmios, “Pureza” será exibido nesta quinta-feira, dia 9, no Cine SMetal. A sessão acontecerá às 19h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. 

O longa-metragem é inspirado na história da maranhense Pureza Lopes Loyola, que sai em busca de seu filho, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, ela acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. 

Com a visibilidade do filme, Pureza recebeu em 2023, o prêmio internacional Award, entregue pelo governo dos Estados Unidos da América, como forma de reconhecimento pela sua contribuição na luta contra a escravidão e o tráfico de pessoas. Ela é a primeira mulher brasileira a receber a honraria. 

Após a exibição de “Pureza”, o Cine SMetal terá um bate-papo com a presença da servidora pública aposentada e terapeuta Lourdes Lieje. A curadoria e mediação são de Renata Rocha.

Confira o trailer de “Pureza”: 

Sobre o Cine SMetal

Lançado em 2023, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais. A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS). 

Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

tags
Cine SMetal exibição filme Pureza
VEJA
TAMBÉM