JUSTIÇA

Trabalhador do setor aeroespacial volta a ser representado pelo SMetal

Em Sorocaba, as principais empresas estão localizadas na região do aeroporto; SMetal representa funcionários que trabalham tanto na produção, manutenção, pintura e mecânica, mas também do administrativo

Foguinho/Imprensa SMetal
Em Sorocaba, as principais empresas do setor aeroespacial estão localizadas próximas ao aeroporto

Após decisão recente da Justiça, que resultou no cancelamento do registro sindical do Sindaeroespacial no último dia 10, os trabalhadores em indústrias de construção de aeronaves, equipamentos gerais aeroespaciais e aeropeças voltam a ser representados pelos sindicatos do ramo metalúrgico no Estado de São Paulo.

Em Sorocaba, as principais empresas do setor estão localizadas próximas ao aeroporto e, os empregados – tanto os que trabalham na produção de peças, manutenção, pintura, mecânica, entre outros, mas também os funcionários do administrativo – terão como seus representantes os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

O secretário de organização da entidade, Izidio de Brito, explica os próximos passos da diretoria para a retomada das negociações com as empresas do setor. “Primeira, estamos protocolando um ofício informando a decisão da Justiça às empresas e nos colocando à disposição para futuras negociações”.

Izidio destaca ainda que é importante que os trabalhadores tenham ciência do retorno do Sindicato dos Metalúrgicos como seu representante e que a diretoria está a postos para receber demandas, tirar dúvidas e lutar por melhorias no local de trabalho.

“Há tempo, os trabalhadores nos procuravam para pedir que lutássemos por eles, mas essa questão nos deixava muitas vezes de mãos atadas. Agora, com a decisão da Justiça, nosso objetivo é conversar com todos, entender suas principais necessidades e negociar conforme os critérios que adotamos em toda a categoria”, assegura.

Leandro Soares, presidente do SMetal, reforça a importância dos trabalhadores procurarem o Sindicato e passarem o máximo de informações sobre a sua ocupação e o que precisam de melhorias. “Queremos, por exemplo, saber quem são, quantos são, quais as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia. Assim, vamos conseguir ter mais força para lutar por melhorias no local de trabalho”.

Devido à gravidade da pandemia da Covid-19, o atendimento do SMetal vem ocorrendo de forma remota, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para informações, denúncias ou sugestões, os trabalhadores podem entrar em contato pelo (15) 3334-5400 ou enviar mensagem pelo WhatsApp (15) 99699-3061.

O Sindicato disponibiliza ainda um canal de denúncias, no Portal SMetal, que garante sigilo ao trabalhador e é um elo direto com a diretoria da entidade – acesse aqui.

administrativo Aeroespacial aeronave Aeroporto Empresa manutenção mecânico representação sindicato SMETAL