A Toyota do Brasil oficializou a contratação em definitivo de 262 trabalhadores temporários na manhã deste sábado, 10. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, e os membros do CSE Toyota Marcelo José da Silva (Marcelinho) e Márcio de Jesus Ribeiro (Marcinho) participaram da atividade na empresa.
Os trabalhadores efetivados foram contratados como temporários para a reabertura do terceiro turno da Toyota. A volta de mais um turno na montadora foi intermediada pela direção do SMetal.
A direção do Sindicato buscou investimento da montadora para a planta local, depois do fechamento do terceiro turno em 2019. No mesmo ano, Leandro Soares e o Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal, estiveram com CEO da Toyota América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, para cobrar a implantação da plataforma global TNGA em Sorocaba, garantindo a ampliação da produção local.
“Essa é uma conquista importante para a categoria metalúrgica fruto de várias negociações e diálogo com a empresa. Muitos desses trabalhadores já haviam atuado na empresa e buscamos negociar prioridade na contratação dessas pessoas com a retomada do terceiro turno. A atuação do Sindicato vai além de lutar pelos direitos dos metalúrgicos, temos o compromisso de trabalhar por investimentos que garantam a manutenção dos empregos e também a ampliação dos postos de trabalho. Somos uma entidade moderna e propositiva, que busca o diálogo e caminhos para o crescimento da indústria local”, afirma Leandro Soares.
Leandro também destacou que a reabertura do terceiro turno na Toyota impacta a cadeia produtiva na cidade. “Diversas empresas fornecem para a montadora e, com o aumento da produção, tem o potencial de gerar muitos empregos indiretos. Isso é bom para empresa e para a sociedade que conquista um posto de trabalho, fortalecendo a economia local e nacional. Nossa luta será sempre por empregos com direitos garantidos e pelo crescimento industrial”.
Marcinho, do CSE Toyota, diz que os dirigentes sindicais estão sempre à disposição dos trabalhadores. “Todos os dias lutamos para que os direitos sejam respeitados e pela valorização dos metalúrgicos. Esses trabalhadores que foram efetivados podem ter a certeza que estaremos sempre do lado deles em tudo que eles precisarem. É nosso compromisso trabalhar por todos”.
Toyota: SMetal buscou investimento e emprego para Sorocaba; relembre
19/06/2019: Afetada principalmente pela crise na Argentina, a Toyota anunciou o fechamento do terceiro turno na planta de Sorocaba, criado a partir de negociação do SMetal junto com a empresa, em 2018. Desde então, o Sindicato começou a buscar alternativas para trazer mais investimentos e potencializar a produção local.
21/06/2019: O presidente do SMetal, Leandro Soares, e o secretário de organização da entidade, Izidio de Brito, se reuniram com o então prefeito Antonio Caldini Crespo, para tratar de futuros investimentos para Sorocaba e região e falar da importância da criação de políticas de desenvolvimento industrial a níveis municipal, estadual e federal.
25/06/2019: Sindicato e trabalhadores da Toyota e sistemistas realizam um grande ato unificado, na área do Parque Tecnológico de Sorocaba, e aprovam, por unanimidade, uma pauta de reivindicações para que o Sindicato pudesse negociar novos projetos que garantissem mais investimentos para a planta local da montadora. Entre eles, a aquisição da plataforma global de veículos (TNGA), que impactaria diretamente toda a cadeia produtiva da montadora.
04/07/2019: Como decidido no ato unificado, o Sindicato pautou a Toyota e as sistemistas para discutir a manutenção e criação de postos de trabalho e a busca por novos investimentos nas empresas locais. A todo momento, o Sindicato foi informado aos trabalhadores os passos das negociações em assembleias nas portas da fábrica e com os membros do Comitê Sindical da Toyota.
10/07/2019: Durante a visita do novo CEO da Toyota América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, e do presidente da companhia no Brasil, Rafael Chang, ao Sindicato, a diretoria do SMetal fez uma apresentação sobre a importância da cidade na economia estadual e nacional e entregou, em mãos, um ofício solicitando a implantação da plataforma global TNGA na planta de Sorocaba. Essa plataforma potencializa a produção da planta local, garantindo uma gama maior de veículos na sua linha.
19/09/2019: Dois meses e muitas reuniões depois, foi anunciado, no Japão, R$ 1 bilhão em investimentos para a planta de Sorocaba, com a presença do presidente do SMetal, Leandro Soares, e do secretário-geral, Silvio Ferreira. O investimento seria para a implantação da plataforma TNGA e a fabricação de um novo modelo no mercado brasileiro com previsão de comercialização para 2021. A decisão impacta ainda toda a cadeia produtiva da montadora.
26/09/2019: Mantendo o compromisso de luta por investimentos para Sorocaba e região e a geração de mais postos de trabalho, o SMetal se reuniu com o diretor titular do Ciesp de Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, para debater a importância de políticas de desenvolvimento e também buscar formas de contribuir para a qualificação dos trabalhadores.
Março/2020 até o momento: A pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil e, para garantir a saúde, a renda e o emprego, a todo o momento, a diretoria do SMetal se reuni com a montadora buscando alternativas para que a crise econômica e sanitária não afete os metalúrgicos da empresa. Suspensão de contrato com manutenção dos salários e estabilidade no emprego, PPR, férias coletivas estabilidade, alteração no calendário de dias-pontes foram algumas delas.
18/09/2020: Toyota anuncia a transferência da sede administrativa da empresa de São Bernardo do Campo, no grande ABC, para Sorocaba, para 2021.
10/03/2021: A convite da montadora, o presidente do SMetal, Leandro Soares, participou da apresentação do novo veículo SUV da Toyota: o Corolla Cross, produzido na planta de Sorocaba após readequação da linha para a implantação da plataforma TNGA, reivindicada pelo Sindicato.
05/07/2021: Diretoria do SMetal e da Toyota se reúnem para iniciar as negociações para reabertura do terceiro turno na empresa, que deve gerar cerca de 400 empregos por meio de contrato por prazo determinado. A decisão pode impactar toda a cadeia produtiva da montadora e resultar em abertura de postos de trabalho também nas sistemistas.
29/11//2021: Terceiro turno na planta Sorocaba da Toyota começa funcionar. A retomada do funcionamento 24 horas na empresa gerou mais de 500 empregos diretos, com o potencial de impactar na cadeia produtiva com mais de 3 mil postos de trabalho indiretos.
10/12/2022: 262 temporários passam a ser trabalhadores definitivos da montadora Toyota em Sorocaba. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, e os membros do CSE Toyota Marcelo José da Silva (Marcelinho) e Márcio de Jesus Ribeiro (Marcinho) participaram da atividade na empresa.