Busca
Epidemia

Sorocaba já tem mais de 8 mil casos de dengue

Por meio de boletim epidemiológico, a Prefeitura de Sorocaba informou, na tarde desta quarta, dia 4, que o município registrou 8.693 casos de dengue desde janeiro de 2015, com cinco mortes confirmadas

Imprensa SMetal

Por meio de boletim epidemiológico, a Prefeitura de Sorocaba informou, na tarde desta quarta-feira, dia 4, que o município registrou 8.693 casos de dengue desde janeiro deste ano, com cinco mortes confirmadas devido à doença.

Para uma população de 637 mil habitantes, esses dados revelam que há um caso de dengue para cada 73 pessoas.
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) anunciou a criação de um espaço junto à Unidade Pré-Hospitalar Zona Leste, na rua Nogueira Padilha, para atendimento exclusivo a pacientes com sintomas de dengue.

Votorantim

Em Votorantim, cidade vizinha, já foi decretado Estado de Emergência devido à epidemia de dengue, embora os números sejam proporcionalmente menores do que em Sorocaba. Até segunda-feira, dia 2, havia a confirmação de 328 casos em Votorantim, sem nenhuma morte.

Como Votorantim tem 116 mil habitantes, o balanço da doença revela que houve, neste início de ano, um caso da doença para cada 356 moradores da cidade.

A região do Parque Bela Vista, que inclui os bairros Jardim Maria José, Jardim Morumbi, Jardim Icatú e Jardim Paraíso, é onde vem acontecendo a maior concentração de ocorrências, com 90 casos.

Atenção

A orientação é a de procurar as Unidades Básicas de Saúde quando houver os sintomas da dengue como febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Também têm sido comuns os quadros com vômito e irritação na garganta, sinais que devem ser comunicados à equipe de acolhimento nas unidades e ao médico.

A enfermeira Viviane Cristina Proença da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Bela Vista, em Votorantim, orienta sobre a importância da hidratação para tentar evitar o agravamento da dengue: “A ingestão recomendável é de 80ml para cada quilo do paciente. Para o adulto seria em torno de seis litros por dia, entre água, sucos, chás, sopas e outros líquidos”.

tags
alerta casos dengue doença emergencia epidemia mortes mosquito picadas prevenção votorantim
VEJA
TAMBÉM