Busca
Covid-19

Sorocaba chega a 1.064 mortes e Manga anuncia antecipação de feriados

Serão sete dias de feriado prolongado, entre 31 de março, quarta-feira, e 6 de abril, terça; SMetal aponta que medida não resolve o problema e segue cobrando as empresas da base para um lockdown

Imprensa SMetal
Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Manga disse que haverá multa para quem desrespeitar regras nos supermercados

Manga disse que haverá multa para quem desrespeitar regras nos supermercados

Com 1.064 mortes confirmadas em Sorocaba em decorrência da Covid-19, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) anunciou a antecipação de feriados na cidade, na noite desta segunda-feira, 29. Serão sete dias de feriado prolongado, entre a quarta-feira, 31, e a terça-feira, 6 de abril, contando a Sexta-feira Santa e o final de semana.

Na última sexta-feira, 26, Sorocaba chegou a mais de mil mortes pelo coronavírus em cerca de um ano de pandemia. De lá para cá, a cidade registrou mais 56 vidas perdidas. Além disso, a prefeitura aponta que os hospitais, tanto públicos quanto privados, operam com 100% da capacidade (veja o quadro abaixo).

Restrições

De acordo com Manga, nesse período de antecipação dos feriados, o comércio deve ficar fechado e o sistema de drive-thru não vai funcionar, além disso os ônibus vão rodar com horário de domingo e com controle de acesso.

As UBS’s ficarão fechadas e o atendimento de saúde será apenas para urgência e emergência. Os postos de combustíveis continuam funcionando de segunda a sábado, das 6h às 20h, e fecham aos domingos.

O prefeito também adiantou que haverá multa para quem descumprir a regra de uma pessoa por família nos supermercados. O decreto com o valor da penalidade será publicado nesta terça-feira, 30, e, segundo Manga, pode chegar a R$ 20 mil.

As regras para os supermercados e mercados de Sorocaba permitem 40% das vagas de estacionamento, uma pessoa por família no interior do estabelecimento e 60% da capacidade.

Manga também afirmou que estuda medidas para amenizar a crise para os comerciantes e disse que pediu um estudo para a criação de um auxílio municipal.

SMetal cobra lockdown

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, as medidas não são suficientes para minimizar a situação crítica em que a cidade e o país se encontram. “Feriado dá a sensação de festa, de descanso e lazer e não é este o caso. Estamos de luto pelas vidas perdidas e precisamos parar completamente a cidade nos próximos dias, do contrário corremos o risco de ter esse feriado prolongado e não diminuir a lotação dos hospitais e o número de mortes”.

Leandro também lembrou que o Sindicato está cobrando responsabilidade das empresas da base para que paralisem a produção imediatamente. “Estamos em intensa negociação para colocar os metalúrgicos seguros em casa, mas temos encontrado dificuldades. A situação é bastante série e estamos diante de uma situação de vida ou morte”.

Em relação a antecipação dos feriados anunciada por Manga, Leandro explica que vale o que está na convenção coletiva. “Como as empresas não atenderam a proposta do Sindicato, os trabalhadores que tiverem que trabalhar entre os dias 31 de março e 6 de abril recebem 100% de hora extra, como estabelece nossa convenção coletiva”.

Veja a situação dos hospitais em Sorocaba

tags
Covid-19 feriado prolongado lockdown manga Rodrigo Manga Sorocaba
VEJA
TAMBÉM