Saúde do trabalhador

SMetal se reúne com Ministério do Trabalho para debater ações para combater acidentes laborais

O encontro aconteceu na última quinta-feira, dia 25, e contou com a representação do vice-presidenta da entidade

Amanda Monteiro/Imprensa SMetal
Divulgação

A necessidade de aumentar o contingente de auditores fiscais foi destacada como uma prioridade inegociável.

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e secretário de saúde da CUT-SP, Valdeci Henrique (Verdinho) , na tarde da última quinta-feira, dia 25, se reuniu com representantes de outras centrais sindicais e com Marcus Alves de Mello, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em busca de soluções à quantidade de acidentes de trabalhos que acontecem, principalmente, na metalurgia.

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), que consideram apenas registros envolvendo pessoas com carteira assinada, os acidentes e as mortes, no Brasil, cresceram nos últimos anos. Em 2020, foram 446.881 acidentes de trabalho notificados; em 2021, o número subiu 37%, alcançando 612.920 notificações. Em 2020, 1.866 pessoas morreram nessas ocorrências; no ano passado, foram 2.538 mortes, aumento de 36%.

Segundo o Verdinho, foi estabelecida a criação de um conselho com o objetivo de construir ações concretas para combater acidentes e mortes nos locais de trabalho e salvar vidas.

“É crucial abordar o aumento alarmante de acidentes nos locais de trabalho, mas meramente debater não é o suficiente. Precisamos transformar essas estatísticas. É hora de sair da teoria e implementar medidas efetivas; afinal, estamos lidando com vidas humanas em risco”, enfatiza.

Além disso, segundo o dirigente, o conselho deve promover campanhas de conscientização sobre os direitos dos trabalhadores e os procedimentos de segurança a serem seguidos.

“Estamos determinados a fazer a diferença e garantir que cada trabalhador retorne para casa são e salvo ao final do dia. Não podemos mais aceitar que acidentes de trabalho sejam tratados como algo inevitável. Precisamos agir e mudar essa realidade”, concluiu Verdinho.

Além disso, a necessidade de aumentar o contingente de auditores fiscais foi destacada como uma prioridade inegociável.

“Mais olhos vigilantes são necessários para garantir que as empresas cumpram as normas de segurança e protejam a integridade física dos trabalhadores”, finaliza Verdinho.

articulação Ministério do Trabalho MTE Saúde do trabalhador segurança do trabalho