No SMetal Descomplica, o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) responsável pelas negociações na região, Wagner Bueno (Sorveteiro), explicou com mais detalhes como funciona as negociações e mobilizações por direitos dos metalúrgicos em Araçariguama.
Segundo a subseção Sorocaba do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Araçariguama é a segunda maior base do SMetal, com 2.037 trabalhadores, totalizando 4,81% dos trabalhadores da base.
Wagner explica que os principais objetivos do SMetal é contribuir, por meio das mobilizações e negociações, melhora na renda, saúde e segurança para os trabalhadores de toda a região.
Leia mais: Luta e negociação por direitos e benefícios são para todos, independente do tamanho da empresa
Para isso, os metalúrgicos que trabalham em fábricas que não possuem Comitê Sindical de Empresa (CSE), como a Gerdau, podem procurar o Sindicato por meio de telefone (15 3334-5400), WhatsApp (15 99714-9534) ou pelo canal de denúncias anônimas no Portal SMetal.
“É muito importante que todo trabalhador entre no nosso site, deixe no canal de denúncia o que está acontecendo para a gente poder atender todas essas demandas, manter os direitos dos trabalhadores e os benefícios, assim como é negociado aqui em Sorocaba”, ressalta Wagner.