Diálogo com os trabalhadores

SMetal realiza curso de oratória para dirigentes sindicais

Realizado na sede do SMetal, a formação contou com a participação de sindicalistas de diversas categorias, para além da metalúrgica

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Karina Bispo

O curso foi realizado na sede do SMetal e contou com a participação de sindicalistas de diversas categorias, para além da metalúrgica.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) finalizou, na noite desta segunda-feira, 8, um curso de oratória que reuniu cerca de 20 dirigentes sindicais, com o objetivo de fortalecer as lideranças para dialogarem com os trabalhadores.

O curso foi realizado em três módulos, entre março e abril deste ano, e reuniu dicas, treinamentos e orientações sobre como se expressar melhor por meio da fala.

A dirigente do SMetal, Priscila dos Passos, ressalta a importância do curso. “Potencializamos a nossa forma de falar, nossa oratória. É importante entendermos que o desenvolvimento é contínuo e diário. Uma formação como essa reforça a necessidade de estarmos sempre nos formando”, explica a dirigente.

Paulo Dias, ex-dirigente sindical dos metalúrgicos do ABC e ex-vereador, assessorou o curso e ressalta que os desafios desse tema são grandes, devido ao aumento de circulação de notícias falsas, especialmente por meio das redes sociais. Por isso, para ele, é fundamental que os dirigentes estejam sempre fundamentados em dados concretos.

“Na minha opinião, eles estão muito bem preparados, porque têm um amor pelos trabalhadores, amor pela luta, por igualdade, por justiça e a defesa intransigente da organização dos trabalhadores para uma sociedade melhor”, destaca Paulo.

Outro dirigente que participou da formação foi Marcelo José da Silva (Marcelinho), membro do Comitê Sinidcal de Empresa (CSE) na Toyota. Para ele, é fundamental que os dirigentes sindicais estejam preparados para dialogar com os trabalhadores e com a sociedade, que estão cada vez mais qualificados.

“Os trabalhadores vêm se formando cada vez mais, o que é ótimo, e nós estamos nos preparando para fazer esse diálogo”, afirma.

Confira a galeria de fotos da formatura do curso

Formatura do curso de oratória para dirigentes sindicais (08/04)
Karina Bispo
dialogo Dirigentes sindicais discurso oratória