Encontro

SMetal realiza reunião com membros do Conselho da Direção Executiva

O encontro discutiu temas como a programação da entidade para o 1º de Maio, Campanha do Agasalho 2024 e projeto político

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A reunião contou com uma análise econômica sobre a elevação dos preços, os impactos do cenário internacional e os desafios da economia brasileira.

Na última sexta-feira, dia 26, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou uma reunião com membros do Conselho da Direção Executiva. O encontro discutiu temas como a programação da entidade para o 1º de Maio, Campanha do Agasalho 2024, projeto político, dentre outros assuntos.

Na reunião, o presidente do SMetal, Leandro Soares, destacou a importância do Conselho da Direção Executiva da entidade para a tomada de decisões. “Mais do que nunca, nós temos alguns compromissos firmados, algumas responsabilidades que esta casa, aqui, assumiu. E nós temos que materializar essas responsabilidades, temos que fazer com que elas realmente venham a acontecer”, disse.

Além dos assuntos mencionados, a reunião contou com uma análise econômica sobre a elevação dos preços, os impactos do cenário internacional e os desafios da economia brasileira. A apresentação foi conduzida pelo economista Felipe Duarte, que atua na subseção Sorocaba do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Durante a discussão, o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, destacou a relevância de trazer o contexto macroeconômico para a realidade dos trabalhadores metalúrgicos da base da entidade. “Dentro de um debate como este, quando trazemos a economia para dentro da nossa realidade sindical, devemos observar os indicadores, mas principalmente construir a nossa própria narrativa, a narrativa do SMetal”, afirmou o diretor. Ele também ressaltou que, no ramo metalúrgico, o cenário econômico tem sido favorável, com investimentos, taxa baixa de desemprego e uma Campanha Salarial que, no ano passado, foi diferenciada em Sorocaba e região, superando a média nacional de aumento real dos salários em empresas metalúrgicas.

Campanha do Agasalho 2024

Com o slogan “Orgulho que aquece: Juntos, fazemos o inverno mais humano!”, a Campanha do Agasalho 2024 do SMetal deve iniciar no próximo dia 15 de maio. A iniciativa une, desde 2022, trabalhadores e empresas da base da entidade em um gesto de solidariedade durante o inverno, com arrecadação de roupas e cobertores que são doados a famílias em vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua.

No ano passado, sob o tema “Seja solidário, ajude a aquecer o inverno de quem mais precisa”, o SMetal arrecadou mais de 4 mil doações, que beneficiaram cerca de 290 famílias em situação de vulnerabilidade em Sorocaba e região.

Durante a reunião, a equipe de Comunicação do SMetal apresentou o slogan para este ano, o cronograma e sugeriu ações presenciais e virtuais para que dirigentes sindicais possam estimular a participação dos trabalhadores. Mais informações sobre a Campanha do Agasalho 2024 serão divulgadas em breve.

análise Campanha do Agasalho conselho Dieese direção executiva